Academia Brasileira de Cinema anuncia a Comissão de Seleção para o Oscar 2023

Este ano, a Comissão de Seleção é composta por 25 membros titulares.

(Foto: Getty)


A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou neste último 21 de julho de 2022, a Comissão de Seleção que escolherá o filme brasileiro para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 95ª Premiação Anual, promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences -- Oscar 2023.


Este ano, a Comissão de Seleção é composta por 25 membros titulares, sendo 21 eleitos em votação entre os sócios(as) da Academia e outros 4 (quatro) membros indicados pela diretoria, todos profissionais do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia: Cavi Borges, José Geraldo Couto, Petra Costa e Renata Almeida. A data prevista para a escolha do filme pela comissão é 9 de setembro de 2022.

Jeferson De. Foto: Divulgação


Veja abaixo a relação completa dos membros - a presidência da comissão será definida em breve:


ALY MURITIBA

ANDRÉ PELLENZ

ARIADNE MAZZETTI

BARBARA CARIRY

CAVI BORGES

CIBELE AMARAL

DAVID FRANÇA MENDES

EDUARDO ADES

GUILHERME FIUZA ZENHA

HSU CHEIN

IRINA NEVES

JEFERSON DE

JOÃO DANIEL TIKHOMIROFF

JOÃO FEDERICI

JOSE GERALDO COUTO

JULIANA SAKAE

MARCELO SERRADO

MARCIO ALCARO FRACCAROLI

MARIA CEIÇA DE PAULA

PATRICIA PILLAR

PETRA COSTA

RENATA ALMEIDA

TALIZE SAYEGH

WALDEMAR DALENOGARE NETO

ZELITO VIANA


A Academia Brasileira de Cinema, com sede no Rio de Janeiro, foi criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento do cinema como manifestação artística, ajudando, desta forma, a fortalecer a indústria cinematográfica brasileira. Hoje são mais de 200 sócios. Mais informações, clique aqui.