top of page

Ateliê Mão de Mãe: A grife baiana que transforma dezenas de vidas com a arte do crochê

Criada por Vinicius Santanna, Patrick Fortuna e Luciene Santana, a marca se tornou referência de crochê no Brasil, por levar essa arte para um local atemporal e único.

Ateliê Mão de Mãe, Coleção Cruise, 2023.


O Ateliê Mão de Mãe nasceu como um sonho. Uma aposta de vida criada durante as incertezas da pandemia por Vinicius Santanna, Patrick Fortuna e Luciene Santana se tornou referência de crochê no Brasil, por levar essa arte para um local atemporal e único. Ao longo dos últimos 3 anos, a grife baiana se firmou no mercado e construiu uma presença sólida entre as grandes apostas do cenário.


Trabalhando exclusivamente com peças em crochê, o Ateliê Mão de Mãe já desfilou no Milano Fashion Week e no São Paulo Fashion Week. O trabalho artesanal e atemporal da marca preza pela exclusividade das peças. "Uma das primeiras pessoas a vestir [a marca] foi Rafa Kalimann, ela usou um top, nos marcou e ganhamos muitos seguidores", diz Vinicius, em conversa com o ARTH. "Logo depois foi a Fernanda Paes Leme, que comprou e nos divulgou. Depois a Camilla De Lucas que utilizou nossa marca assim que ela saiu do Big Brother Brasil".


Impacto social


A exposição ocasionada pelas celebridades impulsionou a grife, que naquele momento, em meados de 2020, estava nascendo. Desde então, o caminho foi marcado por criações originais e maior crescimento. Com trabalhos mais fortes, a grife precisou ampliar a forma de trabalho. "Hoje nós temos 65 crocheteiras trabalhando conosco e o mais louco é que nem a gente sabe como conseguimos trabalhar com essas mulheres e trabalhar com essas mulheres", destaca Patrick.


Atualmente, o Ateliê Mão de Mãe impacta dezenas de famílias na Bahia, através de uma produção contínua e que alcança o Brasil inteiro. "O coração da nossa empresa são as nossas crocheteiras, são essas mulheres, as histórias dessas mulheres. Entendemos que precisamos dar uma atenção especial a isso", pontua Patrick. Esse ano, a grife optou por não desfilar na São Paulo Fashion Week, que acontece em maio. Mas já mantém planos para outro desfile em novembro.


"A mesma vó que faz o crochê da barraquinha é a que faz o nosso crochê. Furamos uma bolha para as crocheteiras, para mulheres que produzem isso há anos. Trazemos alto estima para essas mulheres, capacitamos e valorizamos. Profissionalizamos essas mulheres. Temos profissionais com mais de 80 anos que estavam foram do mercado e que nunca puderam trabalhar. Elas se sentem dignas e com a renda delas. O Ateliê Mãe de Mãe é impacto, o impacto social", destaca com orgulho Vinicius.


Com esse olhar de crochê contemporâneo e atemporal, o Ateliê Mão de Mãe lança agora a coleção 'CRUISE', destacando o preto e o branco em suas peças. Apesar das grandes conquistas, os desafios em manter uma grife tão forte ainda são grandes. "Nesses 3 anos de existência, tivemos motivos para desistir muitas vezes", desabafa Patrick. "São vários desafios, mas a vontade e o trabalho com amor é único. É o brilho no olho. Nosso trabalho tomou uma proporção que não conseguimos mais parar, pois temos um compromisso com famílias, com pessoas. Isso é uma responsabilidade e uma satisfação imensa", diz Patrick.

Ateliê Mão de Mãe, Coleção Cruise, 2023.


Enquanto marca baiana, os desafios também passam pela necessidade de reconhecimento por grandes marcas e apoiadores. "Ser valorizado é um grande desafio, principalmente por sermos fora do eixo. É um desafio ter grandes marcas olhando para gente e acredite que a gente também consegue produzir algo tão potente quanto as pessoas do sul, por exemplo, do eixo da moda. Mas a gente mostra isso com resultados. Se tivéssemos uma maior valorização, mais recursos e empresas apoiando a gente, conseguiríamos fazer de uma forma melhor, mais saudável e mais tranquila. Então, como não temos essa valorização, precisamos provar o tempo inteiro que somos bons", destaca Vinicius. "O Ateliê Mão de Mãe nasceu com duas rescisões de 3 mil reais e um cartão de crédito. Até um tempo atrás era se vendendo e se pagando, como até hoje é".

Ateliê Mão de Mãe, Coleção Cruise, 2023.

"A mesma vó que faz o crochê da barraquinha é a que faz o nosso crochê. Furamos uma bolha para as crocheteiras, para mulheres que produzem isso há anos era quase impossível. Trazemos alto estima para essas mulheres, capacitamos e valorizamos", diz Vinicius Santanna.

Fotografia: Yago Mesquita @yagomesquitta

Assistente fotografia: Neto Lima @mnetolima

Direção Criativa: Vinicius Santana e Patrick Fortuna

Model: Davi Mali @davi_mali Joana Maria @_joanasa

Style: Vinicius Santana e Patrick Fortuna

Make: Kamila Barreto @kamilaobarretobeauty

Hair: Fernanda Lima @fernanda.lima.kimi


Kommentare


bottom of page