O trio, com histórias territoriais diferentes, resolveu reunir suas principais semelhanças, características e vivencias a fim de criar uma conexão entre Brasil e Cabo Verde.
Foto: Divulgação
Criolo, Dino D'Santiago e Amaro Freitas, três artistas lusófonos de diferentes origens, se unem para criar uma conexão poderosa entre Brasil e Cabo Verde com o lançamento do single “Esperança”. Criolo, oriundo do Grajaú, na zona sul de São Paulo, Dino D’Santiago, filho de cabo-verdianos e nascido no Algarve, Portugal, e Amaro Freitas, natural de Nova Descoberta, Recife, trazem suas vivências e características únicas para esta colaboração.
"Um encontro potente que só a música poderia proporcionar: Nova Descoberta, Grajaú e Cabo Verde unidos através da ancestralidade da deusa música", declara Amaro Freitas, refletindo a essência do projeto.
“Esperança” é uma expressão intensa do anseio por superar adversidades, mesclando elementos culturais poderosos para refletir sobre identidade, desigualdade e a busca por justiça. Através de símbolos sagrados e profanos, a obra critica a repressão e a censura, clamando por redenção e liberdade, e honra as lutas e sonhos dos ancestrais.
“Essa canção é uma grande celebração do encontro desses artistas magníficos. Dino d’Santiago é uma personalidade mundial que leva a cultura de Cabo Verde para o planeta, além de ser um grande poeta e uma voz inconfundível. A colaboração com Amaro Freitas, um fenômeno brasileiro do nordeste, resulta em uma mistura de alma, sonoridade e o chão de Pernambuco”, comenta Criolo, destacando a importância do projeto.
Em essência, “Esperança” é um manifesto por reconhecimento, igualdade e transformação social, encapsulando a complexidade da experiência humana diante dos ciclos de opressão e resistência.
“Todas essas energias se reúnem com um pouco desse Grajaú, dessa zona sul de São Paulo, e dos olhares que constroem cada periferia do Brasil. Todas essas formas e gestos estão condensadas nessa faixa que leva o nome de ‘Esperança’, pois é isso que carregamos em nossos corações. Acreditamos no ser humano e nas transformações”, completa Criolo, reafirmando a mensagem de esperança que permeia a colaboração.
Comments