• eolor

Emmy: como o marketing virou elemento decisivo para as indicações das séries?

75% dos brasileiros usam plataformas de streaming todos os dias

(Stranger Things - Foto: Divulgação / Netflix)


Essa é a era que não basta uma produção ser boa, ter bons efeitos visuais e uma trama interessante; precisa de uma boa publicidade para atrair o público-alvo. 12 de julho foi divulgado os indicados ao maior prêmio da televisão mundial, a 74ª edição do Emmy Awards. Foram mais de 350 séries inscritas para concorrer a indicação e cada uma delas procurava chamar a atenção de maneira diferente dos jurados. Em uma pesquisa realizada pela Roku, plataforma que agrega streamings, revela que 75% dos brasileiros usam plataformas de streaming todos os dias.

Nos Estados Unidos, antes de começar o período de votação, duração de 12 dias, estudos e produtoras bombardearam campanhas em sites e redes sociais, expondo séries que mereciam a indicação na premiação. O foco das propagandas foram os veículos mais prestigiados de Hollywood. “Essas publicidades são feitas pensadas estrategicamente no público que o show quer atingir para chegar ao lugar que tanto almeja. Muitas vezes os streamings usam e abusam das redes sociais de uma forma mais humanizada de se comunicar com seu telespectador. As estratégias de Marketing Digital estão inseridas hoje em diversos nichos de mercado, e proporcionam resultados incríveis para as marcas que investem nesse suporte”, conta Caio Damasceno, COO da Agência Taruman de Marketing, localizada em São Paulo - SP, especialista em produzir estratégias para as redes sociais.

(Bridgerton - Foto: Divulgação / Netflix)

No Brasil, nas últimas semanas, a publicidade esteve muito forte em cima da série Stranger Things, da Netflix, a 4ª temporada foi divulgada e o público estava aguardando a muito tempo por esse conteúdo. Indicada na categoria “Melhor série de Drama” da premiação, concorrendo junto de Better Call Saul, Euphoria, Ozark, Ruptura, Round 6, Succession e Yellowjackets.

Em São Paulo, o universo da série foi realçado por publicidades em algumas estações de metrô para dar uma sensação aos passageiros de vivenciarem um pouco desse mundo fictício. E quem está passando pelo local pode até não ter assistido o show, mas com certeza irá sentir um pouco de curiosidade sobre a série.

Todas as séries estão inseridas em algum streaming, seja do mais barato ao mais caro, do menos conhecido ao mais famoso, e elas são as principais responsáveis por todo esse sucesso. Por exemplo, a Netflix utiliza de suas redes sociais para conversar com o seu público, e transmitir a sensação de que está próximo de seus clientes e tudo isso de maneira informal, com memes, temas do momento e até mesmo com alguma brincadeira de acordo com o assunto que está sendo conversado, por meio de uma campanha bem elaborada e eficiente atrelada ao mundo do Marketing. A plataforma possui mais de 19 milhões de assinantes no Brasil, dados divulgados pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

As plataformas de streaming possuem um público bem definido, o que fica mais fácil na hora de desenvolver as estratégias para atraí-lo. "Conhecer o perfil que acompanha e gosta do seu trabalho é algo essencial para qualquer empresa ou negócio. Por isso, é importante investir em publicidades que proporcionem uma experiência única ao seu público, seja através de streamings ou nas redes sociais”, ressalta Paulo Leocadio, CEO da Taruman.

A premiação do Emmy ocorre em 12 de setembro, e até lá a competição na mídia será acirrada para que as indicadas ganhem ainda mais destaque.