O apresentador e Head de Conteúdo da revista eolor, ARTH, acompanhou os 3 dias de festival em Brumadinho, Minas Gerais.
MECA (Inhotim) 2023. Fotos: DYNELLE / ARTH
Nos dias 4,5 e 6 de agosto aconteceu em Brumadinho, Minas Gerais, o MECA (Inhotim) 2023, um evento multicultural marcado por shows, DJs, festas, projetos musicais, talks e diversas experiências. No centro do evento, localizado dentro do Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, está o uso consciente dos recursos naturais.
E por que não unir música com sustentabilidade? Essa é uma das principais propostas do MECA (Inhotim), que este ano, levou o público a refletir sobre o impacto ambiental. É impossível não se impressionar com as belezas naturais do museu, que se misturam com os tons inovadores e transformadores das dezenas de galerias, exposições e obras de arte.
Com os aspectos de sustentabilidade em foco, a Heineken também convidou o público a refletir sobre o consumo consciente e energia verde. Em parceria com a Agência Atenas - responsável pelo planejamento, criação e execução da Green Your City, plataforma de cultura e sustentabilidade da Heineken no Brasil, a marca apresentou o Heineken Stage, no MECA (Inhotim). O propósito da instalação foi apresentar uma nova forma de otimizar recursos até sua disposição final, com o uso de materiais e estruturas de outros festivais para construção do espaço.
Com conceito criado pelo artista Kauê Fuoco, a proposta de upcycling - ou reutilização criativa - para a composição do cenário do palco uniu a arte de Inhotim com as metas de sustentabilidade e música com os quais a Heineken trabalha. Outro aspecto de destaque, foi a instalação de 28 placas solares no festival, responsável pela captação de energia para alimentar tanto o Heineken Stage quanto o Greener Bar no evento.
Dentro de um dos festivais mais bonitos do Brasil, a ação 'Meu Copo Eco Heineken' também fez sucesso entre o público. A ideia central foi o de incentivar a reutilização dos copos no consumo do chope dentro do MECA (Inhotim) e o posterior reaproveitamento nos outros eventos da marca.
Copo Heineken no MECA (Inhotim) 2023. Foto: ARTH.
O Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim exibe de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros, integrando arte, botânica, paisagismo, arquitetura e educação. Desde a sua abertura, em 2006, o Instituto tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, e já recebeu três milhões de visitantes.
No MECA (Inhotim) 2023, os shows do palco principal ficaram por conta de artistas como Daniela Mercury, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Russo Passapusso com Antônio Carlos & Jocafi, Rodrigo Amarante, Lamparina, Tuyo, Ana Frango Elétrico, Wealstarcks junto do rapper FBC, Melly, L’homme Statue e Las Ligas Menores.
Comments