top of page
  • Foto do escritoreolor

Kaê Guajajara lança documentário da turnê ‘Kwarahy Tazyr’

A série de shows marca a ascensão da Música Popular Originária no Brasil.


A turnê “Kwarahy Tazyr” (Filha do Sol, em zeeg'ete, idioma Guajajara) da artista Kaê Guajajara, com patrocínio da Natura Musical, circulou pelas cidades de Recife, São Luís, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo entre setembro de 2022 e maio de 2023.

A presença da MPO, Música Popular Originária, promoveu encontros e vivências da artista de etnia Guajajara (Maranhão) com diversas etnias indígenas do Brasil, sendo estes momentos registrados em formato de documentário, lançado no dia 12 de Outubro, data de celebração na América Latina do Dia da Resistência Indígena.


“Os encontros com tantas etnias indígenas em grandes capitais brasileiras me trouxeram a real noção do apagamento que ainda temos no país. Foi emocionante cantar e me conectar com tantas pessoas que, de alguma maneira, se identificam com o meu trabalho e nele se fortalecem para reexistir. Espero que o documentário chegue a muitas pessoas e que seja mais uma contribuição para o crescimento da Música Popular Originária”, afirma Kaê.


O documentário realizado pela Azuruhu, selo voltado ao desenvolvimento de artistas indígenas, fundado por Kaê, está disponível no YouTube, Canal Azuruhu, e conta com a direção de Kandu Puri e assistência de Abi Salinas.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Kommentare


bottom of page