Minha participação aconteceu somente no primeiro episódio, pois no último bloco do programa eu já fui eliminada, mas o tempo da TV é diferente do real.
Foto: Acervo Pessoal.
Por Marina Dory
No início desse mês de maio aconteceu a estreia do programa de culinária mais famoso do país, o Masterchef Brasil, do grupo Bandeirantes. E relembrar como foi viver toda essa experiência me encheu de alegria e emoção.
Minha participação aconteceu somente no primeiro episódio, pois no último bloco do programa eu já fui eliminada, mas o tempo da TV é diferente do real, e no total pra mim essa experiência foi vivida durante 2 meses. E o episódio em questão foi gravado em 2 dias.
Essa foi a segunda vez que me inscrevi para o programa, e além de amar cozinhar, eu amo uma competição. A cozinha entrou na minha vida de uma maneira diferente da maioria das pessoas, que tem o primeiro contato com a cozinha no ambiente familiar. Minhas primeiras receitas eu fiz durante as aulas de culinária no Projeto Social Madalena de Canossa, aos 8 anos, na cidade de Araras.
Foto: Reprodução / BAND TV
Outra experiência que me marcou foi o livro de receitas elaborado quando eu estava na quarta série, na escola Vergueiro. Nós trabalhamos as áreas do conhecimento ( Língua Portuguesa, Matemática e Ciências) utilizando as receitas que utilizavam o alimento em sua totalidade, sendo reaproveitado as cascas e também a água do cozimento.
Essas experiências durante a educação básica e a ida para a faculdade, fase onde eu aprendi outras receitas, foram só aumentando meu amor pela cozinha e por essa área de conhecimento que se relaciona com todas as outras áreas de maneira indissociável, pois o alimento perpassa nossa existência desde o nascimento até a morte. Em ocasiões tristes e também em eventos felizes. Todos os dias, ou deveria ser assim para todas as pessoas desse mundo.
Na faculdade de Pedagogia pude juntar minhas paixões, e com a reflexão do meu processo de escolarização durante o curso, entendi o quão potente e especial foi para o meu desenvolvimento pessoal e profissional a utilização da culinária no ambiente escolar. Sendo assim, repliquei no ano de ano de 2021, um livro de receitas com dois alunos (4) que eu dava aula particulares. Nossos momentos cozinhando e aprendendo matemática, português, história, geografia, ciências e arte, foram regados a pratos deliciosos, como biscoitos geométricos, guacamole, pão de mel e crepioca.
Eu só pude chegar até o Masterchef pela oportunidade que a educação pública me proporcionou em aprender um pouco mais sobre a culinária.
Na gastronomia, o chefe é apenas um cargo dentro do restaurante, pois a profissão é cozinheiro! Assim como na educação, diretor, supervisor é só uma cargo, pois nos formamos professores. Sendo assim, nunca quero deixar de ser cozinheira e nem de ser professora.
Comentários