top of page
  • Foto do escritoreolor

Os 30 Melhores Momentos da Música Brasileira em 2020

Num ano repleto de adversidades e momentos únicos, a música brasileira conseguiu se reinventar e atingir novos públicos.


2020 foi um ano desafiador. Como nunca antes, vimos nossas vidas mudarem completamente, atingindo um novo normal em todas as áreas, inclusive no mundo da música. Novos horizontes foram atingidos, novas possibilidade surgiram, projetos foram desfeitos e projetos foram criados, o bregafunk assumiu a liderança como ritmo predominante no Brasil, a pisadinha explodiu como um fenômeno, o funk atingiu rumos internacionais, estrelas surgiram e firmaram seus nomes na indústria, musicistas se reinventaram, as LIVES dominaram o mercado e uma série de acontecimentos marcantes dominaram o cenário do país. Recrutamos jornalistas, analistas e críticos de todos os cantos do Brasil para comentarem os 30 Melhores Momentos da Música Brasileira em 2020. O resultado, você confere a seguir:


30 . A consagração de "Tudo OK", Thiaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro no Carnaval

A avassaladora música que dominou o Carnaval brasileiro em 2020. "Cabelo ok, sobrancelha ok, maquiagem ok, a unha tá ok, brota no bailão pro desespero do seu ex." Refrão chiclete de Thiaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro foi coroada como uma das grandes músicas do período carnavalesco este ano. Clipe do hit que invadiu os 4 cantos do país, conta com mais de 192 MILHÕES de visualizações no Youtube.

 

29 . IZA e Maejor lançam "Let Me Be The One"

Projeto com grande força visual e sonora, "Let Me Be the One", de IZA em parceria com o rapper norte-americano Maejor entregou uma melodia belíssima e um lirismo crucial em meio a um ano controverso e frio. O single foi tema da campanha global "Be The One", da ONU com a Humanity Lab Foundation, destacando a causa dos refugiados e celebrando a diversidade ao redor do mundo.

 

28 . Anitta, Mc Zaac e Tyga lançam "Desce Pro Play"

Zaac e Anitta encontraram a harmonia perfeita em "Desce Pro Play". Presença de Tyga na faixa trouxe um brilhantismo e força que conquistou o Brasil, num misto viciante de dança e coreografia. Faixa apresenta uma produção impecável e merece todos os louvores do ano.

 

27 . Marília Mendonça faz grande LIVE recordista durante a Quarentena

É difícil não falar em recorde quando se trata de Marília Mendonça. Num ano onde as LIVES dominaram as plataformas de vídeo pelo país durante a quarentena, a de Marília se destacou pela força nas redes sociais. Os números de audiência provaram a popularidade da Rainha da Sofrência, trazendo para o canal da cantora no Youtube, mais de 3,2 MILHÕES de fãs, que assistiram o show ao vivo por meio da plataforma.

 

26. Manu Gavassi e Gloria Groove lançam "deve ser horrível dormir sem mim"

Manu Gavassi foi a mulher mais comentada e pesquisada do Brasil em 2020, com sua ascensão meteórica pós Big Brother Brasil. Manu merece toda a glória, muito inteligente, cantora fez uma gestão magnífica em suas redes e o resultado musical foi evidenciado em "deve ser horrível dormir sem mim", parceria com a talentosíssima Gloria Groove. O clipe, que chamou grande atenção da internet, possui 10 minutos e mostra a diretora Malu Gavatti, personagem criada e interpretada pela ex-BBB, ensinando a fórmula para fazer um clipe pop perfeito.

 

25 . Rashid, Lukinhas e Emicida lançam "Pipa Voada"

Uma das músicas mais lindas de 2020, "Pipa Voada" de Rashid, em parceria com Lukinhas e Emicida, trouxe um lirismo incrível e uma produção instrumental impecável, do início ao fim. Além de todo o preciosismo em torno da execução visual da música, obra reúne uma sutileza em forma de poema musical, que conquista pela beleza e qualidade.

 

24 . "O Homem Disparou" toma conta das cidades brasileiras

Jingle criado no período eleitoral movimentou cidades do país inteiro e atingiu públicos de todas as idades. Em ritmo de forró pisadinha, tocou sem parar, o hit foi além das caixas de som de comícios. No YouTube, só os principais vídeos com a música - que nem falam de um candidato em específico - somam mais de 10 MILHÕES de visualizações. A faixa também entrou no top 20 de canções virais do Spotify. Canção foi regravada por César Araújo, Karkará e os Vilões do Forró.

 

23 . Gaby Amarantos, Urias e Ney Matrogrosso lançam "Vênus Em Escorpião"

Grande artista do cenário brasileiro, Gaby Amarantos lançou uma de suas melhores músicas em 2020. "Vênus em Escorpião" traz uma qualidade instrumental, vocal e lírica que encanta pela sutileza e delicadeza. Composta por Gaby, juntamente com os conterrâneos paraenses Jaloo e Lucas Estrela, faixa traz os vocais poderosos de Ney Matogrosso e Urias. Obra fez alusão ao fato de o planeta Vênus ter transitado pelo signo de escorpião na rota astrológica, no período de lançamento da faixa. Jaloo é o produtor musical da gravação que gerou clipe filmado sob direção de João Monteiro. Aliás, análise do clipe é um ponto complexo que merece por si só, um artigo isolado.

 

22 . MC Rebecca e Elza Soares lançam "A Coisa Tá Preta"

Celebrando a negritude no potente clipe de "A Coisa Tá Preta", MC Rebecca e Elza Soares entregaram uma das melhores músicas de 2020. Através de uma sonoridade original e com lirismo necessário, a obra chegou num momento de força pessoal e avanço social. Por que que a fome é negra, se negra é a beleza?/ Se todo mundo canta e tá feliz, é que a coisa tá preta”.

 

21. Rico Dalassam lança "Dolores Dala Guardião do Alívio"

Projeto musical de Rico Dalassam pode ser definido como um misto de transformação, recolhimento, identidade, dor e alívio. "Dolores Dala Guardião do Alívio" é uma obra que conversa diretamente com o ouvinte, através de registros pessoais e instigantes. Apresenta uma produção com camadas de amor, resistência e força. São experiências particulares que moldam o ser e são evidenciadas em cada faixa.

 

20. Ludmilla lança "Numanice"

Projeto aguardado pelos fãs e pela comunidade da música, o EP "Numanice" com músicas de pagode de Ludmilla encantou, trouxe beleza e mostrou versatilidade musical. Disco disponível nas plataformas digitais trouxe os destaques "Amor Difícil" e "I Love You Too", essa última para a versão ao vivo da obra. No pagode, Lud encontrou conforto vocal e produções que ainda irão nos surpreender muito.

 






19 . Claudia Leitte faz voo histórico no Carnaval de Salvador

Entregando um dos maiores e mais criativos momentos de sua carreira, Claudia Leitte elevou o nível de performance no Brasil. Considerada uma das maiores representantes do carnaval brasileiro, seu ato de abertura VOANDO no clássico circuito Barra-Ondina ficou marcado também no cenário cultural de Salvador e da Bahia. Ao longo do ano, Claudia entregou o sucesso "Perigosinha", o álbum "Bandera Move" e seu mais recente EP "Sol A Sol". Por mais que tenha lhe faltado seus tradicionais, criativos e GRANDES trabalhos visuais em vídeo - como "Baldin de Gelo", "Taquitá" e "Saudade" - Claudia segue entregando o que faz de melhor, carnaval e alegria.

 

18 . Djonga lança o monumental "Histórias da Minha Área"

Considerado um dos nomes mais influentes do rap na atualidade, Djonga se destaca por trazer em suas obras, temáticas reais, críticas e com extrema qualidade técnica. Com o "Histórias da Minha Área" não foi diferente. O disco - quarto na carreira do músico mineiro - conta com participação dos rappers FBC, NGC Borges e Cristal, do funkeiro MC Dom Juan e da cantora Bia Nogueira. Nessa obra, o discurso e a narrativa são peças essenciais na conquista de um patamar lírico com valor sentimental e analítico. Não são simples mensagens, são enredos que refletem as vivências de milhares de pessoas.

 

17. Letrux lança "Letrux aos prantos"

Em "Letrux aos prantos", a cantora carioca apresenta uma poesia cantada com humor e com tons trágicos. Através de composições de teor íntimo, mas universal, temos uma obra marcada pela força dos sentimentos, dores e conflitos existenciais. Observamos pedidos consumidos pela necessidade da artista em seguir em frente, mesmo sobre o peso da memória e dos traumas. Uma obra densa e carregada de preciosismo técnico.

 

16. Malía e o lançamento de "Kimbala" junto com BK

Malía e BK entregaram uma obra que merece todo o reconhecimento e prestígio. Produção musical forte e com extremo conceito técnico faz uma análise da liberdade em tons vibrantes, numa contante luta entre encontros e desencontros. A produção instrumental da faixa se mantém IMPECÁVEL do início ao fim, com rimas inteligentes e um refrão chiclete que conquista. Nas palavras da própria Malía: "Kimbala é uma música que reverencia a vivência da maneira que ela é, e isso independe dos pontos positivos e negativos que encontramos no caminho. É sobre mim, um corpo em busca da liberdade, é sobre a favela e sua capacidade de ter como propriedade o poder de fazer acontecer. Kimbala, é o que EMBALA, nunca para. Não pode parar!”.

 

15 . Luedji Luna lança o monumental "Bom Mesmo é Estar Debaixo D'água"

Álbum visual de Luedji Luna é sem sombra de dúvidas, um dos maiores e mais criativos projetos musicais dos últimos anos no Brasil. Obra mistura elementos clássicos com tons contemporâneos, flertando com o Jazz e a MPB num misto visual que soa para nós como um verdadeiro banquete audio-visual. O lirismo da obra apresenta um requinte e uma sutileza que encanta pela beleza e diversidade. Aqui, temos um álbum que conversa, reflete e direciona o ouvinte a um mundo de intensas possibilidades.

 

14 . Ivete Sangalo e o lançamento da enérgica "O Mundo Vai"

Trazendo a alegria e a força de um verdadeiro ritmo baiano, Ivete Sangalo se superou em "O Mundo Vai". Música embalou o carnaval de Salvador em 2020 e deu uma nova roupagem visual para Ivete, mantendo sua tradicional força rítmica e lírica. Toda a produção audio-visual dessa música impressiona e agrada, existe aqui uma delicadeza e preciosismo que não pode ser superado, a beleza da representação da música popular, a música que atinge todos os públicos e traz alegria. Merece todo o reconhecimento e impacto.

 

13 . Baco Exu do Blues e o lançamento de "Não Tem Bacanal na Quarentena"

Preso em casa em decorrência da pandemia, Baco Exu do Blues resolveu presentear os fãs com um EP de 9 músicas, todo feito em apenas 3 DIAS durante a quarentena. Assim nasce "Não Tem Bacanal Na Quarentena". Baco traz em sua obra uma análise com tons de humor e fortes críticas ao governo, que soam como uma verdadeira carta honesta e íntima aos ouvintes de sua arte. Existe aqui um detalhismo lírico e o desejo em passar para o ouvinte, uma mensagem real e crítica.

 

12 . Ludmilla lança a contagiante "Rainha da Favela"

Ludmilla é uma das maiores artistas do nosso tempo e "Rainha da Favela" chegou para marcar sua já consagrada carreira. Fazendo grande referência à Taty Quebra Barraco, Valesca Popozuda, MC Kátia A Fiel e MC Carol de Niterói - grandes nomes femininos do funk no Brasil - obra apresentou grande força e delicadeza. O vídeo gravado na comunidade da Rocinha veio com o objetivo de de enaltecer as mulheres batalhadoras, destacando as que vivem em comunidades, berço do funk carioca. A letra, escrita por Ludmilla, Cabrera e Pablo Fierro, fala sobre o poder de escolha e da segurança das mulheres em relação aos homens. Com grande produção instrumental, lírica e visual, obra foi um dos maiores destaques e acertos de 2020.

 

11 . Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta se unem em "Modo Turbo"

Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta se reuniram em "Modo Turbo" e o resultado não poderia ser diferente, recordes e mais recordes feitos nas plataformas digitais. Produção feita com grande apelo do público, encantou e trouxe uma vertente visual de alto nível para o cenário brasileiro. É importante destacar aqui, a constante preocupação dessas artistas em trazerem obras de grande impacto visual em suas músicas. O espaço nacional está ficando pequeno.

 


10 . Bruno Martini, IZA e Timbaland lançam "Bend The Knee"

Bruno Martini se uniu à IZA e Timbaland na enérgica e oitentista "Bend The Knee". Música marcada por uma produção melódica perfeita e com vocais poderosos, revela a força da diversidade brasileira. Esse é o tipo de música que envelhecerá como vinho. 'Perfeição' é a palavra que descreve essa canção e toda a sua produção visual. Vale destacar aqui, a presença imponente e única de IZA, que transforma e eleva a música num enredo pessoal e ao mesmo tempo, universal.


 

09 . Emicida lança "É Tudo Pra Ontem" junto com Gilberto Gil

Existe uma urgência necessária e profunda dentro das produções de Emicida. São obras que trazem um encontro sincero e real com o ouvinte. Em "É Tudo Pra Ontem" observamos uma construção detalhista e preciosa, que traz força e renova. A presença de Gilberto Gil traz sutileza e eleva o nível artístico da produção. Temos aqui, a análise da vida e do ser humano. Uma ode ao amor.

 

08 . Pabllo Vittar lança "Amor de Que"

Sucesso orgânico que conquistou o Brasil em 2020, "Amor de Que" mostrou que ainda é possível encantar multidões, com um lirismo sutil, instrumentação regional e ao mesmo tempo, popular. Através de vocais poderosos, Pabllo Vittar mostrou sua força ao público e ecoou sua voz em todos os cantos do país. Não é exagero dizer que "Amor de Que" é uma das melhores produções audio-visuais de Pabllo.

 

07 . Giulia Be e sua explosão com "menina solta"

Giulia Be foi um dos maiores nomes do cenário musical brasileiro em 2020. Os sucessos "menina solta", "se essa vida fosse um flme" e "recaída" se fizeram presenta nos charts das plataformas digitais e no topo das rádios do país. Dona de uma voz suave e com melodias envolventes em suas canções, Giulia ainda irá crescer muito no mundo da música. Ela veio pra ficar e pra mostrar que é possível realizar sonhos, quando se acredita neles.

 

06 . Luísa Sonza conquista o Brasil com sua música

Luísa Sonza e seu pop contagiante fez o Brasil inteiro dançar em 2020. O smash hit "Braba" foi um dos maiores sucessos do ano e encantou pessoas de todas as idades, num ritmo envolvente, misturado com brega funk. Cantora, compositora e dançarina, Luísa entrega trabalhos com grande produção visual e apego popular. Destacamos aqui seu aclamado álbum "Pandora" e sua participação em "Não Vai Embora" de Dilsinho.

 

05 . Jup do Bairro lança "Corpo Sem Juízo"

A busca pela compreensão e pelo entendimento de sua transformação, faz o trabalho de Jup do Bairro ter uma beleza enorme. Nesse EP, é possível observar uma análise pessoal, até mesmo confessional, num caminho de faixas falam sobre amor, beleza, luta e esperança. Temos aqui, uma obra de extrema qualidade técnica e que merece todo o reconhecimento do mundo. Projeto conta com participações de Rico Dalasam, Linn da Quebrada, Mulambo e Deize Tigrona.

 

04 . Anitta lança "Me Gusta" com participação de Cardi B e Myke Towers

Anitta é sem dúvidas, a maior cantora da atualidade no Brasil. Seus números impressionam, só no Spotify foram feitos mais de 2,5 BILHÕES de reproduções em 2020. O lançamento de "Me Gusta", em parceria com Cardi B e Myke Towers, elevou o nível da cantora carioca, que viu seu nome debutar na concorrida parada norte-america da Billboard. Aclamada por suas produções de grande alcance e beleza visual, Anitta foi reconhecida pela Academia Latina de Gravação do Grammys como uma grande força do cenário brasileiro. "Me Gusta" é a consagração artística de uma cantora que já possui mercado, força e reconhecimento nos maiores mercados musicais do mundo.

 

03 . Barões da Pisadinha conquistam o Brasil

A consagração dos Barões da Pisadinha no Brasil revelam a ascensão e popularização dos ritmos tidos como periféricos dentro do país. Através de produções simples, com melodias contagiantes e carregadas de força e apelo popular, a dupla viu seu nome aparecer no TOPO das listas mais concorridas em 2020. Os sucessos "Recairei" e "Tá Rocheda" marcaram esse período e fizeram história.

 

02 . Gloria Groove lança o EP "Affair"

Dona de uma voz poderosa e com produções ricas em preciosismo, Gloria Groove se destacou com o EP "Affair". O projeto conta com 5 músicas, que, além de representarem as fases da paixão, - a mais fofa, a mais sexy, a sofrência master, a sofrência quase e a de superação- demonstram diferentes estilos dentro do próprio R&B. O lirismo sutil presente nessa obra é apaixonante e funciona como uma obra nostálgica e atemporal. “O EP é muito mais sobre a minha relação com a minha própria cabeça e a minha própria persona e com a minha própria possibilidade de futuro ou não futuro do que sobre um relacionamento que eu estou tendo ou algo que está acontecendo na minha vida”, disse Groove.

 

01 . Pabllo Vittar e o incrível "111"

Destaque em todas as listas, tabelas e charts musicais em 2020, Pabllo Vittar se reinventou no álbum "111" e entregou uma obra marcada pelo regionalismo e ao mesmo tempo, pelo tom global. Criando uma narrativa popular com forte apego instrumental, eletrônico e urbano, existe nessa obra uma batida sintética que conquista e agrada pela simplicidade artística. As músicas passeiam entre cartas de amor e letras de auto afirmação. Obra de Pabllo é uma ode à felicidade e se desdobra entre tons grandiosos e originais. Todos os papéis são cumpridos no "111" e todo o sucesso é fruto de um trabalho com preciosismo e identidade.

 

Texto:

Arthur Anthunes

Gabriela Lins

Lucas Cranjo

Roberto Stallen

Lucas Armano

Rafaela Lutyh

John Soares

Stéfany Lero


eolor


Acompanhe o eolor no Instagram:



bottom of page