top of page
  • Foto do escritoreolor

"Uma jornada de muita entrega e comprometimento": Vitin Alencar fala sobre a direção de 'SEREIA'

Responsáveis pela criação do clipe de 'Sereia', de Lia Clark e Pabllo Vittar, os jovens Vitin Alencar e Bruno Arrivabene são criadores da produtora Dois Pontos.

Vitin Alencar e Bruno Arrivabene, diretores de 'Sereia', clipe de Lia Clark e Pabllo Vittar. Foto: Divulgação / Maicon Douglas .


Especial Melhores Diretores 2023


Lia Clark chamou atenção da internet ao lançar em julho o clipe de 'Sereia', parceria com Pabllo Vittar. A super produção, eleita pela revista eolor como uma das melhores do Brasil em 2023, conta com direção geral de Vitin Alencar e artística de Bruno Arrivabene, criadores da produtora Dois Pontos. "Tudo parte do desejo de transportar a música pra um universo não óbvio de sereias, oceano, fundo do mar. Isso desde o início da criação foi um pedido da própria Lia que nos disse: 'não quero usar cauda', hahaha", relata Vitin em conversa com o jornalista e apresentador ARTH.


Com uma construção estética que mistura a ideia de bruxas e sereias, o vídeo também reflete sobre a forma como Lia e Pabllo se desfazem de suas fantasias sociais para serem quem são. "Isso é muito nossa comunidade, vários LGBTQIAPN+ só podem e se sentem confortáveis com os seus a sua volta. Foi assim que nos perguntamos 'como seria uma sociedade secreta de sereias?' e como seria esse encontro delas. A mitologia das sereias traz muito do poder, do encantamento e sensualidade. Tem algo mais Lia Clark e Pabllo Vittar que isso?", revela Vitin.


Segundo Lia Clark, toda estética do clipe surgiu a partir da ideia de criar algo chique, mas que saísse do banal. "O tema das sereias poderia facilmente cair em um clichê comum, mas queríamos ir além disso. Nossa ideia foi criar uma convenção, uma reunião da Sociedade Secreta das Sereias, como se elas realmente existissem em nosso mundo, mas disfarçadas. Queríamos mostrar que essas sereias têm seu próprio espaço, onde se sentem à vontade para serem elas mesmas e se transformarem. Eu e Pabllo somos as supremas dessa sociedade, comandando tudo”, conta.


"Mas se tem algo que posso trazer para um campo amplo e de inspiração é: observe, cultive, ame e respeite aqueles que estão ao seu lado. Absolutamente nada se constrói sozinho. Audiovisual é a arte do coletivo, e ele é quem faz tudo ser possível", Vitin Alencar.

Lia Clark e Pabllo Vittar em 'Sereia'. Foto: Maycon Douglas.


O diretor criativo Bruno Arrivabene relata que seu processo favorito em torno do clipe foi a própria concepção e criação do universo fictício de 'SEREIA'. "Um momento das infinitas possibilidades até resultar em algo que entre em sinergia com o direção de fotografia, com a direção de arte, com a busca pela locação, e aquele momento onde todo mundo está girando na mesma ideia é algo mágico", diz ele. "Assistir algo que foi concebido lá nas loucuras do processo do imaginário é fantástico e em Sereia me encantou muito como conseguimos transpor em imagem esse universo. Elas estão maravilhosas, e o ballet com aquela coreografia... tudo ficou muito especial".


Vitin, por sua vez, destaca o processo de captação como seu momento favorito em torno do processo criativo de um clipe. "Uma diária de clipe é um dos processos mais malucos que alguém pode passar. Uma montanha russa sem carrinho. É o tempo, as ideias a adrenalina e todos querendo dar o seu melhor. No meio disso ver as pessoas achando momentos pra se divertirem, é mágico. São muitos erês reunidos", destaca ele.

Vitin Alencar e Bruno Arrivabene. Foto: Divulgação.


"Nós iniciamos o projeto da Dois Pontos em 2015, construindo em Santos uma produtora com olhares e processos muito diferentes, junto dos amigos super talentosos, pouco a pouco ganhando espaços e ocupando postos de trabalhos na área cada vez mais notáveis", relata Vitin, ao destacar com orgulho sua jornada profissional em colaboração com Bruno. "A jornada no audiovisual é de muita entrega e comprometimento, e assim tem sido até hoje, criando e curtindo os processos. É sobre propósitos também, saber que nossa arte é algo que impacta o universo pop cultural brasileiro, traz entretenimento pra muitos fãs e contribui no crescimento da carreira de artistas que a gente tanto se inspira. Tem sido uma jornada e tanto. Trajetórias, oportunidades, quereres e processos são coisas muito únicas e individuais. Mas se tem algo que posso trazer para um campo amplo e de inspiração é: observe, cultive, ame e respeite aqueles que estão ao seu lado. Absolutamente nada se constrói sozinho. Audiovisual é a arte do coletivo, e ele é quem faz tudo ser possível".








Comments


bottom of page