top of page
  • Foto do escritoreolor

Com "Girl From Rio", Anitta redefine padrões musicais e estéticos do Brasil

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Música da cantora evidencia o desejo de mudança no mercado brasileiro frente ao mundo.

(Foto: Divulgação / Anitta)


CRÍTICA


O aguardado lançamento de Anitta já está entre nós. Como todo projeto grandioso da artista, "Girl From Rio" foi precedido de uma grande divulgação e imagens fazendo referência à música tomaram de conta das redes nesta semana. Na verdade, a estratégia adotada por Anitta já anunciava o que viria por aí.

(Foto: Divulgação/ Anitta)


De forma lírica, "Girl From Rio" soa como um grito de mudança por parte de Anitta e como uma mensagem edificante para o mundo sobre o Brasil, em especial sobre as mulheres do Rio de Janeiro. A garota de Ipanema (Tom Jobim) não apresenta traços magérrimos, tons brancos e europeus como se vendeu por muitas décadas mundo à fora, e o Rio não é uma cidade perfeita e romantizada. Em sua nova música, Anitta traz uma vertente próxima da realidade, dos brasileiros que se enxergam diariamente com um sorriso no rosto e encontram orgulho, felicidade, e principalmente, beleza em torno da família e dos amigos. É a beleza de Honório Gurgel, do Piscinão de Ramos, dos encontros entre amigos, é a contínua celebração do povo brasileiro em si mesmo.

(Foto: Divulgação / Anitta)


Analisando de forma técnica, "Girl From Rio" flerta com um R&B urbano, com traços do trap norte-americano e ainda, com elementos da música popular brasileira, não à toa, o sample de "Garota de Ipanema" se faz presente ao longo de toda canção. A produção impecável fica por conta de Stargate e a composição é assinada por Norman Gimbel. Estratégia busca abraçar o concorrido mercado dos Estados Unidos e isso explica de forma dinâmica, o motivo da faixa ser completamente em inglês. É o novo objetivo de Anitta, alcançar o mundo e ela tem todos os atributos para tal feito, na verdade, ela já é uma artista internacional, sua música chegou em locais únicos pelo globo e isso é extremamente louvável.

"Girl From Rio" é uma canção que marcará o nome de Anitta no mundo pela forma como ela canta com paixão e amor sobre suas origens. É uma carta de amor ao Rio de Janeiro, a Honório Gurgel e um belíssimo lembrete sobre o poder da mulher brasileira.


Para mais informações sobre Anitta e sobre o mundo da música, acompanhe o eolor no Instagram:



















bottom of page