top of page
  • Foto do escritoreolor

Design visual da série 'LOKI' foi inspirado no Brasil e na arquitetura de Oscar Niemeyer

Atualizado: 26 de jul. de 2021

A designer Kasra Farahani revelou como o Brasil influenciou na criação do visual psicodélico da série

Design visual de da série 'LOKI' foi inspirado na arquitetura de Oscar Niemeyer

(Foto: Divulgação / Marvel Studios / Disney+)


 

A designer de produção Kasra Farahani, uma das responsáveis pela arte visual em torno de "Loki", revelou para a IndieWire, que o Brasil influenciou diretamente a série. Farahani comentou que os tópicos de anacronismo, burocracia e modernismo se alinharam perfeitamente com a arquitetura brasileira, em especial a observada em Brasília, sendo fundamental para a construção do design em torno da TVA (Autoridade de Variância Temporal), local chave da obra e que se faz presente em toda a série.

Design visual da série 'LOKI' foi inspirado no Brasil e na arquitetura de Oscar Niemeyer

(Foto: Cidade em torno da TVE / Loki / Disney+)


Nas palavras de Farahani:

“Para mim, o Brasil foi a referência perfeita por conta do anacronismo, parte importante do nosso show, onde você está combinando [elementos] de diferentes linhas do tempo, mas também o sentimento de burocracia: esta entidade monolítica gigante esmagando o indivíduo”.

A TVA é vista em segundo plano como uma série de ambientes de trabalho flutuantes. Tal visual foi definido como "The Expanse", e é onde a influência brasileira pode ser identificada de forma ampla. Segundo Farahani: “As maiores influências foram os esboços de Frank Lloyd Wright, planejados para o centro de Los Angeles e também Oscar Niemeyer, o designer de [prédios civis] para Brasília [que se tornou a capital do Brasil]. Então, se você olhar com cuidado, eles não são exteriores ou interiores, mas simultâneos, entre os espaços de trabalho que se expandem até o horizonte”.

Design visual da série 'LOKI' foi inspirado no Brasil e na arquitetura de Oscar Niemeyer

(Foto: Eraldo Peres/Associated Press)


Trabalho resultou numa construção psicodélica em torno do mundo de "Loki" que chamou a atenção do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige. “Ele elogiou muito esse set e disse que era algo distinto do que tinha pensado em sua mente para o MCU", informou Farahani.

 

Para acompanhar tudo que acontece no mundo do cinema, música e TV, siga o eolor no Instagram:


bottom of page