top of page
  • Foto do escritoreolor

Explicando "All Night" da Beyoncé!

Como Beyoncé descreveu o final da jornada e a autodescoberta em "All Night". Entenda as referências e a construção filosófica da redenção, por trás do último capítulo do "Lemonade".

beyonce all night lemonade

(Fotos: Reprodução/ Parkwood Entertainment)


Após o forte capítulo de "Freedom", chegamos ao último capítulo do "Lemonade", com a "Redenção" em "All Night", um ponto final no "mundo" criado pela Beyoncé. Para quem acompanhou as análises anteriores, já posso fazer alguns comentários mais profundos sobre a obra. Antes de comentar o conteúdo de "All Night", preciso mencionar sobre a forma como os capítulos do "Lemonade" foram modelados até chegar neste momento.

Ao todo, temos DOZE episódios, que são apresentados em cada música, em cada poema e em cada estado emocional da personagem. Esses 12 capítulos são uma versão recriada pela Beyoncé, do chamado "Modelo de Sofrimento de Kübler-Ross". Elisabeth Kübler, criadora do modelo, foi uma PSIQUIATRA sueca que propôs uma descrição de CINCO estágios discretos pelos quais as pessoas passam ao lidar com uma perda. Os 5 estágios de Kübler-Ross são:

Denial (Negação)

Anger (Raiva)

Bargaining (Negociação)

Depression (Depressão)

Acceptance (Aceitação)

Modelo de Sofrimento de Kübler-Ross Elisabeth Kübler beyonce

Beyoncé portanto adaptou esse processo em 12 estágios, que são os capítulos do "Lemonade". Indo do "Intuition" até "Redemption".A partir disso, as músicas, os poemas e os capítulos foram divididos em:

Introspecção: Pray You Catch Me

Extrospecção: Hold Up, Dont Hurt Yourself, Sorry e 6 Inch

Reconciliação: Daddy Lessons, Sandcastles, Love Drought e All Night

Mobilização: Forward, Freedom e Formation.

Portanto, estamos no bloco da "Reconciliação", dentro do capítulo final da "Redenção" e falando sobre a conclusão da obra. "All Night" tem uma mensagem clara, de que o amor é a arma mais poderosa do mundo. Isso é evidenciado pela jornada da personagem no álbum.

beyonce all night

O capítulo se inicia com a Beyoncé declamando uma receita sobre como se fazer uma limonada, mais um poema de Warsan Shire, enquanto imagens em preto e branco, do matriarcado ideal criado por ela são reproduzidos no vídeo. O tom preto e branco destaca o imaginário da personagem. Mas não são simples instruções, temos ali uma carta sobre a força feminina que deve ser passada por gerações, de forma a "quebrar a maldição", já citada em momentos anteriores. Entenda-se aqui por maldição, tanto o medo de se depender de outra pessoa (homem), a traição, quanto as amarras da escravidão. Em seguida, apenas no final do álbum, somos revelados ao significado do termo "Lemonade" com o discurso da Sra. Hattie (Vó do Jay-Z). Ela diz que apesar de todas as dificuldades da vida, encontrou forças para seguir e fez dos limões, uma limonada.

Modelo de Sofrimento de Kübler-Ross". Elisabeth Kübler beyonce

Em seguida, somos informados pela personagem, que todo sofrimento que ela passou, após a perda e reconquista da confiança e do amor se fez necessário para que ela pudesse se reencontrar. É o momento de plenitude máxima. Toda a dor foi superada. Fazendo um paralelo com o "Modelo de Kübler-Ross", a personagem se encontra justamente no estágio 5. É o final. A única forma de aceitação possível foi através do amor. O sentimento foi mais forte que o orgulho ou qualquer outra negatividade do passado. E então, somos transportados para o local da cena inical do "Lemonade". O lado de fora da casa de plantação. Não mais com os medos e amarras de "Pray You Catch Me", mas com a liberdade do amor de "All Night".

Através de uma câmera aberta, a personagem não mais se vê angustiada, mas serena, capaz de andar por qualquer lugar sem dúvidas, e assim ela o faz no vídeo. Conforme diz a música: "Além da escuridão eu serei sua luz!" O vídeo de "All Night" é portanto, uma obra que celebra o amor e sua liberdade, de todas as formas.

Enquanto a personagem se vê livre de seus medos, ela canta sobre o amor. Ao final do vídeo, temos a frase que encerra a obra como um todo. Assim como o "Lemonade" se inicia com: "O que você está fazendo, meu amor?", ele se encerra com o trecho: "Como eu senti sua falta, meu amor!" É a conclusão épica de uma trama desenrolada ao longo de 12 capítulos.


A seguir, uma análise sobre o epílogo que resume todo o "Lemonade", para ler sobre o review de"Formation" clique aqui.


Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Lucas Cranjo

eolor


bottom of page