top of page

Ivete Sangalo e o seu legado histórico na Música Brasileira

Com enorme carisma e talento, Ivete é a cantora mais premiada do país e sempre será lembrada como uma rainha de valor nacional!

Ivete Sangalo e o seu legado intocável na Música Brasileira

(Foto: Divulgação / Ivete Sangalo)


É correto dizer que 28 anos de carreira não são 28 dias e é mais correto dizer ainda, que o legado de Ivete Sangalo na música já está eternizado na história do Brasil. Considerada como a cantora de maior reconhecimento do país, a baiana acumula em seu currículo recordes gigantescos, shows memoráveis em todo o mundo, números impressionantes e uma legião de fãs que a acompanha de forma atenta, prontos para ajudar e muitas vezes, de forma crítica.

É fato comum que após tantos anos de trabalho duro e grande sucesso, artistas se acomodem e passem a executar de forma básica seus projetos, mas isso não acontece com Ivete, ela faz questão de investir em sua imagem, trazendo obras visuais de qualidade, atenta às mudanças do mercado e dinâmica ao que precisa ser alterado. Prova disso, é a reflexão de seus últimos grandes trabalhos e apostas comerciais, "O Mundo Vai" e "Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha". As produções encantam, agitam, trazem nuances que conquistam o público pela simplicidade e força de cores, com batidas conhecidas, mas dinâmicas e harmonias inéditas.

(Ivete Sangalo no clipe de "O Mundo Vai" / Divulgação)


Não parar é um lema antigo para Ivete e isso se reflete na forma como as coisas acontecem em sua carreira. De forma muito orgânica e verdadeira, a dona do clássico sucesso "Festa" é a cantora mais premiada do Brasil e uma das maiores do mundo, ultrapassando a casa dos 470 prêmios, que se destacam entre eles, Grammys Latinos, Certificações de Diamante, Honrarias por Mérito e o mais recente Troféu Mario Lago, um dos reconhecimentos máximos da televisão brasileira.

Números não são a única forma de se avaliar impacto, a forma cultural como as obras são recebidas pelo público reforçam isso. É um erro julgar a trajetória de artistas consagrados com base apenas em números atuais ou com base naquilo que mais se consome no país. Mudanças acontecem naturalmente. É fato que o axé-music deixou de ser a moeda comercial mais consumida do país, abafado pelo sucesso estrondoso do sertanejo e funk pós 2010, mas isso não significa que artistas desse nicho tão rico deixem de impactar de forma significativa em suas áreas. Por mais que exista pequenas cobranças, não há como Ivete abandonar suas raízes e sua força no axé-music apenas para tentar fazer números cantando em outros segmentos, isso foge do banho intelectual de qualquer artista.


Esse artigo não tem a pretensão de apresentar fatos sobre a já conhecida carreira de Ivete, na verdade, é preciso destacar que o seu legado consagrado já está marcado na história da Música Brasileira, seja por seu carisma - que conquista novos admiradores todos os dias - ou pela forma como sua música se mantém atual e ainda assim, original.


Para mais informações sobre Ivete Sangalo e sobre o mundo da música, siga o eolor no Instagram.


bottom of page