top of page
  • Foto do escritoreolor

IZA completa 30 anos, por isso separamos 30 fatos sobre nossa Imperatriz!

Conheça alguns detalhes e curiosidades sobre uma das vozes mais incríveis e fortes do nosso tempo. Vem conhecer a carreira da Imperatriz. Feliz Aniversário IZA!

(Foto: IZA / Divulgação)


Há exatos 30 anos nascia IZA, uma das cantoras mais importantes e talentosas do nosso tempo. Não poderíamos deixar essa data passar sem prestar nossa homenagem para a Imperatriz do Pop Brasil. Confira a seguir, 30 FATOS sobre essa cantora, que mora em nosso coração.

1 - NOME: O nome completo da nossa rainha é Isabela Cristina Correia de Lima Lima.


2 - ORIGEM: IZA nasceu no bairro de Olaria, Rio de Janeiro.


3 - RIO GRANDE DO NORTE: Aos 6 anos IZA se mudou para Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde morou até o final de sua adolescência.


4 - NO CORAL: IZA começou a cantar no coral de uma igreja na infância e, aos 14 anos, começou a fazer apresentações em paróquias.


5 - FORMAÇÃO: Em 2009, aos 18 anos, a Imperatriz ingressou no curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), se formando em 2013 e passando a trabalhar como editora de vídeo.


6 - YOUTUBE: Em 2015, paralelamente ao seu trabalho, criou um canal no YouTube e passou a publicar vídeos cantando músicas de outros artistas.

7 - WARNER MUSIC: Em 2016, IZA foi descoberta pela Warner Music Brasil através do seu canal no YouTube e assinou contrato com a gravadora.


8 - BEYONCÉ E RIHANNA: Talento atrai talento não é mesmo? Nossa imperatriz é super fã da Beyoncé e da Rihanna e já disse várias vezes que ama as lendas, ela inclusive já fez vários covers da rainhas no Youtube. Confira esse medley, produzido em 2014.


9 - QUEM SABE SOU EU: No finalzinho de 2016, lançou seu primeiro trabalho como cantora sob licença da Warner Music Brasil, o single promocional "Quem Sabe Sou Eu", que foi incluída na trilha sonora da novela Rock Story.


10 - PRIMEIRO SINGLE: Em 27 de janeiro de 2017 lança seu primeiro single oficial, a faixa "Te Pegar".


11 - ESSE BRILHO É MEU: Em agosto de 2017 IZA lança seu segundo single oficial, "Esse Brilho É Meu". A música foi escolhida como tema da campanha publicitária da empresa de cosméticos L'Oréal.


12 - PESADÃO: Em Outubro de 2017 IZA lança seu smash hit "Pesadão", parceria com o rapper Marcelo Falcão.


13 - SUCESSO: "Pesadão" se tornou um sucesso em todo Brasil. Com alta receptividade, faixa foi a mais tocada nas rádios pop do país em 2018. Atualmente, hit conta com mais de 306 MILHÕES de visualizações no Youtube e mais de 86 MILHÕES de streams no Spotify.

14 - REPRESENTATIVIDADE: Em suas obras, IZA procura exaltar a representatividade e mostrar a beleza preta em todas as suas formas. Sobre o clipe de "Pesadão" por exemplo, ela comenta: "Essa música fala por mim, fala que nós juntos somos mais fortes. Pesadão fala sobre a superação, é uma voz de representatividade, de empoderamento, levantando questões de quebra de padrões. No clipe mostramos isso". (Capricho, 2017).


15 - GINGA: Parceria com Rincon Sapiência, "Ginga" foi lançada em 2018 com visuais incríveis e harmonias incríveis. Particularmente, é o meu clipe favorito da Imperatriz. No Youtube, obra se aproxima dos 100 MILHÕES de visualizações. Manda o play!

16 - DONA DE MIM: Ai IZA, obrigado por essa música viu? "Dona de Mim" se tornou uma música de força, auto identidade e representatividade para pessoas pretas do Brasil inteiro. Com sonoridade íntima, a faixa foi um verdadeiro sucesso. Clipe lançado em setembro de 2018, acumula mais de 165 MILHÕES de visualizações no Youtube.


17 - PRIMEIRO ÁLBUM: Em 27 de abril de 2018 é lançado seu primeiro álbum, intitulado "Dona de Mim". Com 14 faixas, traz participações de Rincon Sapiência, Ruxell, Marcelo Falcão, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Gloria Groove e Thiaguinho. Obra aclamada pela crítica rendeu a IZA sua primeira indicação ao Grammy Latino na categoria de 'Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa'.

18 - THE VOICE BRASIL: Em maio de 2019 foi anunciado que IZA seria a nova técnica da OITAVA temporada do programa The Voice Brasil, na rede Globo.


19 - ROCK IN RIO: IZA fez seu primeiro show no festival Rock In Rio em 2019. Fato foi muito importante pra carreira da Imperatriz, nas palavras da própria, foi um "sonho realizado".

"Obrigada a todos vocês que têm me enchido de carinho! Só agora que minha ficha terminou de cair!... Que sonho eu realizei no domingo, meus talismãs! Que emoção gigantesca cantar com vocês, para vocês! Foi mais lindo que meu sonho. Nada disso aconteceria sem a dedicação constante dessa equipe que mora no meu coração e que sonhou comigo desde o início! Aliás, sabe aquele papo de 'sonhar'? É de graça, minha gente! SONHE! Eu te garanto que essa vida é loka, que tudo é possível para Deus e que Ele não cansa de nos surpreender! Fé na caminhada, gente linda!"
Iza no Rock In Rio. Arthur Anthunes

(Foto: IZA no Rock In Rio. Divulgação / Twitter Rock In Rio)


20 - RAINHA DE BATERIA: Em setembro de 2019, IZA foi anunciada rainha da bateria da Imperatriz Leopoldinense, escola da mesma região em que a cantora nasceu.


21 - APRESENTADORA: Íntima das câmeras e com grande carisma, IZA acumula em seu currículo a apresentação do 'Música Boa Ao Vivo' e também do 'Só Toca Top'.


22 - MEU TALISMÃ: Lançada em agosto de 2019, "Meu Talismã" fala sobre como o amor esta presente nas coisas simples da vida. IZA contou que a letra da canção foi inspirada em seus pais, de recordações da época que eles moravam juntos em Olaria.


23 - EVAPORA: Em novembro de 2019 IZA lançou "Evapora", parceria musical e internacional com Ciara e Major Lazer. Canção entrou na listas de singles mais vendidos do iTunes em mais de 30 países.


24 - LET ME BE THE ONE: Em maio de 2020, IZA lançou "Let Me Be The One" parceria com o rapper norte-americano Maejor. O single foi tema da campanha global #BeTheOne, da ONU com a Humanity Lab Foundation, destacando a causa dos refugiados e celebrando a diversidade ao redor do mundo.


25 - SEGUNDO ÁLBUM: A Imperatriz revelou recentemente via interação com fãs nas redes sociais, que o seu segundo álbum de estúdio já está sendo preparado.


26 - PUBLICIDADE: De acordo com a agência IERRE especializada em publicidade/marketing, IZA é a segunda cantora mais confiável e desejada no mercado publicitário do Brasil. Vai mais uma publi aí? Amo.

27- MUITO TRABALHO: Para a revista QUEM, IZA conta que nada na sua vida foi sorte, tudo veio com muito trabalho. "Eu acho que nada foi sorte. Eu trabalhei muito para isso mesmo. Eu enviei meu vídeo para muitas pessoas e eu sabia que em algum momento alguém iria ver. Não alguém de uma gravadora, mas alguém que pudesse me levar para dentro de uma gravadora, porque eu precisava disso."


28 - ACREDITE EM SI: A nossa imperatriz tem um recado muito importante para quem segue atrás de seus sonhos. "Eu acho que a gente precisa acreditar no nosso trabalho. Se a gente não acreditar, quem vai? Eu acreditei esperando que alguém pudesse reconhecer e felizmente isso aconteceu." (QUEM, 2018).


29 - CARREIRA INTERNACIONAL: IZA diz que atualmente não pensa em uma carreira internacional e que ela considera as parcerias que faz como “oportunidades de fazer música com artistas incríveis”.


30 - MUITO MAIS IZA: Desejamos muito mais IZA, muito mais música, muita representatividade, muito amor e muito sucesso. Temos certeza que esse é só o começo de uma carreira longa e incrível. Parabéns Imperatriz.

Acompanhe o eolor no Instagram.

Texto: Arthur Anthunes

eolor






bottom of page