top of page
  • Foto do escritoreolor

Joelma, a maior performer do Brasil

Atualizado: 18 de ago. de 2021

Com mais de 26 anos de carreira, legado cultural da artista continua impactando novas gerações

Joelma, a maior performer do Brasil

(Foto: Reprodução / AgNews)


 

Marcada por sua energia, presença de palco, figurinos autênticos, sucessão de hits e coreografias viciantes, Joelma é uma artista única na história do Brasil. Longe dos holofotes tradicionais presentes no eixo Rio-São Paulo, cantora construiu uma carreira marcada pela exaltação de elementos culturais do Pará. Com mais de 20 milhões de discos vendidos em sua carreira, poucas vezes na história do país, uma artista se manteve por tanto tempo em alta e de forma tão genuína como Joelma. Suas performances marcaram, e continuam marcando, diversos artistas, a exemplo de Pabllo Vittar e Anitta, seja pela incorporação de elementos dançantes no palco ou pelo uso de figurinos únicos em torno da execução de shows.

Principal nome da Banda Calypso, cantora foi classificada em 2007 como a pessoa mais popular do Brasil. As dezenas de músicas lançadas como sucesso reforçaram o status à época, num mundo longe das plataformas de streaming e marcado pela valorização dos discos físicos. Se fosse possível mensurar as vendas da Banda Calypso, levando-se em conta a altíssima pirataria dos anos 2000, número de discos comercializados ultrapassaria facilmente a casa dos 30 milhões. Segundo a Pró-música, Calypso é a terceira banda de maior sucesso comercial da história do Brasil.


Segundo o Instituto Memória Musical Brasileiro, o disco "Banda Calypso pelo Brasil" tornou-se o DVD - de um grupo - mais vendido de todos os tempos no Brasil, com vendas superiores a 2 milhões de cópias. Projeto é também o único DVD em solo nacional de uma banda a possuir certificação QUINTÚPLA de diamante. O grupo desfrutou do sucesso em todo o país e firmou-se no exterior com turnês em torno da América do Sul, Europa, África e Estados Unidos. Liderando a banda, Joelma influenciou o mundo com seu talento diverso e o inegável destaque para sua capacidade de 'cantar e dançar ao mesmo tempo'. Por muitas vezes, seu show foi comparado ao de ícones como Beyoncé e Shakira.


Com mais de 26 anos de carreira, incluindo projetos da Banda Calypso, Joelma acumula 14 álbuns de estúdio, 11 álbuns ao vivo, 5 álbuns de compilação e mais de 14 turnês, além de três indicações ao Grammy Latino.

Aos 47 anos e em carreira solo, Joelma segue produzindo música, fazendo uso de seus tradicionais elementos de dança e apresentando sucessos para todo o Brasil.

 

Acompanhe tudo que acontece no mundo da música, cinema e TV, siga o eolor no Instagram.


5 Comments


Ditto Alves
Ditto Alves
Aug 19, 2021

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Like

Robson Dantas
Robson Dantas
Aug 19, 2021

Joelma é incomparável! Rainha da nossa música! Amo demais!!! Obrigado por essa linda matéria, ela merece! 👏🏽👏🏽👏🏽❤️😍

Like

Um editorial certeiro e de uma sensibilidade paupável. Parabéns à revista EOLOR pelo trabalho e crédito à uma das maiores artistas deste país. São perspectivas como a de vocês que contribuem e impulsionam iniciativas como as do Coletivo Cinesia Joelma; um núcleo de estudos que evidenciam as trajetórias biográfica e artística da cantora.


O que fazemos, ainda é pouco para referendar o quão importante a Joelma foi, é, e continuará sendo na cultura do Brasil de modo geral, sendo ela uma importante difusora de tradições, ritmos e modos de vida que culturalmente foram subjulgados e invisibilizados, a exemplo da cultura paraense. Joelma abriu espaço para um reposicionamento do fazer musical da região Norte e alargou caminhos para que outres artistas…



Like

Marcos Lima
Marcos Lima
Aug 18, 2021

Parabéns pela excelente matéria EOLOR e, especialmente, ao Arthur Anthunes, eu sempre vou ficar impressionado com as performances da Joelma. Joelma tem um legado excepcionalmente singular, canta e dança ao mesmo tempo, ao vivo, com o microfone ligado, como poucos artistas no mundo conseguem/conseguiram fazer, e isso tendo quase 50 anos de idade. Ela serve vocais potentes, coreografias originais, interpretação de músicas românticas com uma excelente qualidade, encenações, figurinos que já são “a cara dela”… enfim, eu gosto dessa originalidade de Joelma e o show dela é um verdadeiro show business. Sem falar da versatilidade né, ela canta muitos ritmos, além do Brega Calypso, ela canta também carimbó, cúmbia, merengue, kassikó, soca, entre outros. Por tudo isso, dizemos que ela…

Like
Robson Dantas
Robson Dantas
Aug 19, 2021
Replying to

Disse tudo! 👏🏽❤️

Like
bottom of page