Do Rap ao Pop, confira lista dos melhores clipes lançados em 2021, até o momento
(Foto: Reprodução / Duda Beat / Youtube)
Texto: Arthur Anthunes
Ultrapassamos a metade de 2021 e mesmo com todos os desafios em torno de uma pandemia, a música brasileira se mantém entregando trabalhos impecáveis. Neste editorial, reunimos jornalistas e críticos de todo o Brasil com o objetivo de eleger os melhores clipes nacionais do ano, lançados até o momento. A seguir, você confere o resultado dessa difícil tarefa.
1. Duda Beat feat. Trevo - Nem Um Pouquinho
Direção: Alaska
No topo desse ranking, Duda Beat e seu incrível clipe de "Nem Um Pouquinho" ganham destaque. Com direção de Alaska, obra traz um jogo fantástico de imagens, com efeitos visuais que impressionam. A parceria musical com Trevo apresenta em seu vídeo um misto de referências ao estilo gótico, cyberpunk e futurista. O trabalho em torno do jogo de imagens insere o espectador numa viciante jornada amorosa, misturando vingança e modernidade. Clipe de Duda Beat eleva o nível das produções nacionais e dá um novo frescor no cenário mundial.
2. IZA - Gueto
Direção: Felipe Sassi
Repleto de cores, IZA ressignifica a bandeira nacional e apresenta uma verdadeira ode cultural de amor às suas origens. Com direção de Felipe Sassi, "Gueto" se apresenta cheio de referências aos anos 2000, com enorme qualidade e com construções simbólicas. As definições detalhistas, propostas em torno do vídeo, conquistam e trazem ao espectador um forte sentimento de pertencimento. Destacamos os belíssimos figurinos, com styling de Bianca Jahara e do Coletivo Gaia, que transmitem empoderamento e representatividade.
3. Negra Li - Comando
Direção: João Monteiro
(Foto: Reprodução / Youtube)
A palavra que define "Comando" é poder. Com uma belíssima captura de imagens e cores, o diretor João Monteiro reflete os aspectos em torno da história, da representatividade e da luta de Negra Li. As sensações e emoções observadas no clipe levam o espectador ao encantamento e promovem um resultado final fantástico.
4. MC Tha - Renascente (Onda, Oceano e Despedida)
Direção: Rodrigo de Carvalho
Através do conceitual projeto "Renascente", MC Tha interliga as músicas "Onda", "Oceano" e "Despedida" numa concepção artística de encontro, desencontro e reencontro.
Dirigido com maestria por Rodrigo de Carvalho, resultado da obra artística é fantástico e imersivo. Toda a produção, desde os arranjos musicais, até a disposição natural das cores transmitem uma jornada pessoal, contundente e brilhante.
5. Anitta - Girl From Rio
Direção: Giovanni Bianco
Em "Girl From Rio", Anitta promove um olhar com fidelidade sobre a realidade dos brasileiros e de sua própria trajetória. Dirigido por Giovanni Bianco, vídeo apresenta o orgulho, a felicidade, e principalmente, a beleza em torno da família, dos amigos e da vida propriamente dita. É a beleza de Honório Gurgel, do Piscinão de Ramos, dos encontros, é a contínua celebração do povo brasileiro.
6. Ivete Sangalo e Xanddy - Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha
Direção: Chico Kertész
(Foto: Reprodução / Youtube)
O trabalho carnavalesco, potente e diverso de Ivete Sangalo atinge um fantástico nível de excelência com "Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha". Dirigido por Chico Kertész e com produção da Macaco Gordo, vídeo reflete as cores e a beleza em torno do poder feminino. Dentre os diversos destaques da parceria com Xanddy, é possível mencionar o jogo de cores neon e a belíssima captura coreográfica no clipe.
7. JÃO - Amor Pirata
Direção: Pedro Tófani e Malu Alves
A disposição de cores, a imersão em torno da água e a paixão fantástica colocam o "Amor Pirata" de JÃO dentro desse ranking. Dirigido por Pedro Tófani e Malu Alves, clipe apresenta uma percepção fantasiosa, ao mesmo tempo que mescla visuais de uma relação real. O resultado artístico - e com perfeita produção - conquista e transmite a autêntica emoção do personagem.
8. Malía e Léo Santana - Onda
Direção: Matheus Senra
Em "Onda", Malía apresenta a festa perfeita em conjunto com Léo Santana. Clipe dirigido por Matheus Senra, reflete o poder em torno dos artistas, misturando elementos de união e força. A estética contemporânea e urbana se fazem presentes em todo o vídeo.
9. Gaby Amarantos feat. Jaloo - TCHAU
Direção: João Monteiro
Apresentando a história em torno de uma complicada - e por vezes humorística - relação, Gaby Amarantos e Jaloo brilham em "TCHAU". Sob direção de João Monteiro, vídeo insere o espectador num conto festivo e dramático, que culmina num resultado trágico e conceitual.
10. Morenna - Açaí
Direção: Junior Batista
(Foto: Reprodução / Youtube)
Com temática tropical, Morenna apresenta uma verdadeira ode sensual, original e enérgica em "Açaí". Sob direção de Junior Batista, vídeo mescla elementos de brasilidade e dança de forma perfeita. Os traços referenciais se misturam num jogo caloroso de cores e envolvência. Destacamos a fantástica referência ao "Nascimento da Vênus", obra clássica de Sandro Botticelli, reimaginada na figura de Morenna.
Acompanhe tudo que acontece no mundo da música, cinema e TV, acompanhe o eolor no Instagram:
11. Major Lazer & Ludmilla - Pra Te Machucar
Direção: Felipe Sassi
Numa jornada de força e vingança, Ludmilla se aventura como uma heroína no clipe de "Pra Te Machucar", parceria com Major Lazer. Com direção de Felipe Sassi, obra reflete os elementos de dança, perigo e velocidade numa espécie de faroeste moderno.
12. Jup do Bairro - O CORRE
Direção: Rodrigo de Carvalho
Repleto de cores e efeitos especiais, "O Corre" de Jup do Bairro traz uma construção futurista, contando as experiências em torno da vida e da trajetória de Jup. Dirigido por Rodrigo de Carvalho, com imagens bem produzidas, obra reflete a construção diversa e surpreendente dentro de uma ótica apaixonante e original.
13. Pedro Sampaio, Luísa Sonza - Atenção
Direção: Fernando Moraes
Um dos grandes sucessos do ano, "Atenção" de Pedro Sampaio e Luísa Sonza, ganhou um clipe com fortes referências à "Fantástica Fábrica de Chocolate". Sob direção de Fernando Moraes, vídeo resulta numa imersão enérgica de dança e efeitos especiais.
14. Pabllo Vittar - Triste com T
Direção: Pabllo Vittar & Flávio Verne
Hipnotizante, Pabllo Vittar brilha em "Triste com T". Sob direção da própria artista em parceria com Flávio Verne, vídeo apresenta toda a beleza e originalidade presentes na música. O jogo de cores é harmonizado de forma a construir um cenário apaixonante e cheio de referência aos anos 2000.
15. Claudia Leitte e Natiruts - agradece
Direção: Mess Santos
Trazendo uma mensagem de amor e força, Claudia Leitte se destaca em "agradece", parceria com Natiruts. Dirigido por Mess Santos, obra reflete os aspectos de paz e energia positiva. A produção apresenta elementos da natureza, com uma fotografia baseada em cores e texturas escolhidas pelo diretor e por Claudia, além de um cenário feito apenas com materiais naturais e recicláveis.
16. Thiago Pantaleão e Danny Bond - Te Deixo Crazy
Direção: Júlio Napoli
Misturando elementos da disco music com R&B, Thiago Pantaleão e Danny Bond brilham no clipe de "Te Deixo Crazy". Dirigido por Júlio Napoli, obra insere espectador num ambiente retrô, com figuras da cultura geek. Resultado traz uma harmoniosa e calorosa construção contemporânea.
17. Karol Conká - Dilúvio
Direção: Bruno Trindade Ruiz
Através de cores suaves, Karol Conká ganha destaque com "Dilúvio". Uma das obras mais comentadas de 2021, clipe é dirigido por Bruno Trindade Ruiz e apresenta o novo momento na carreira da rapper, reproduzindo sentimentos de originalidade e paz.
18. Gloria Groove - Bonekinha
Direção: Samy Elia
Futurista e enérgica, Gloria Groove impressiona com "Bonekinha". Sob direção de Samy Elia, clipe traz uma composição contemporânea e ao mesmo tempo, retrô. A mistura de luzes e cores destacam a presença majestosa de Gloria em toda a obra.
Para acompanhar tudo que acontece no mundo da música, siga o eolor no Instagram:
Комментарии