top of page
  • eolor

Melhores clipes do Brasil em 2022

Convidamos jornalistas e críticos de todo Brasil para apresentarem os melhores vídeos musicais do Brasil lançados ao longo do ano

IZA, Pabllo Vittar e Anitta. Foto: Divulgação


 

Texto: Arthur Anthunes (ARTH), Lucas Cranjo, Rafaela Lima, Luísa Macêdo e Jorge Santos


O ano de 2022 está chegando ao final. Dessa vez, como de costume, reunimos jornalistas e críticos musicais de todo o país com o objetivo de elencar os melhores clipes brasileiros dos últimos 12 meses. Ao longo desse período, grandes artistas reafirmaram suas posições no mercado, ao passo que nomes em ascensão mostraram produções visuais riquíssimas e repletas de significado.


10. Baco Exu do Blues & Luísa Sonza - Hotel Caro

Lançado em junho, a parceria de Baxo Exu do Blues com Luísa Sonza se tornou um grande sucesso no Brasil. Embalado com um vídeo melancólico, a produção dirigida por OG Cruz sintetizou os sentimentos de um relacionamento intenso, mas em ruínas. O contraste artístico e lírico entre Baco e Luísa foi trabalhado em cada detalhe de iluminação e fotografia, garantindo uma produção coesa e envolvente.


9. Rachel Reis, Zamba, Cuper feat. Fredinho o Louco - Maresia

O tom suave, fresco e quente de 'Maresia' invadiu as plataformas de streaming ao longo do ano. Lançado em maio por Rachel Reis, em parceria com Zamba, Cuper e Fredinho o Louco, a produção conquistou milhões de pessoas pelo país. No registro visual, dirigido por Bruno Zambelli e Maria Mango, as belezas naturais e cotidianas são o destaque, numa mistura em jogo aberto com a música orgânica e intensa. Um verdadeiro banquete que traz orgulho, prazer e felicidade.


8. IZRRA - Vênus

O brilho de IZRRA encanta. Com uma voz poderosa, o artista que ama R&B apresentou em maio seu clipe para a faixa 'Vênus'. Destacando as belezas praianas do Rio de Janeiro juntamente com suas próprias vivências, o artista convidou a público a sentir o poder do coração e do amor. Com direção artística de Ulises Gasparini e Henrique Badke, o vídeo de 'Vênus' apresentou um resultado original e cativante.


7. Jão - Idiota

Um dos maiores sucessos de 2022, 'Idiota', de Jão, invadiu os aplicativos e redes sociais. Com diversas referências ao mundo cinematográfico, o vídeo da música mostrou a beleza artística de um jovem que não para de conquistar cada vez mais seguidores e fãs. O grande destaque visual de 'Idiota' é o conceito inteligente e eficiente entre os difíceis e complicados momentos de um triângulo amoroso.


6. Luísa Sonza - CACHORRINHAS

Ao longo de 2022, Luísa Sonza, muito provavelmente, deve ter sido a artista de maior destaque no Brasil. Em julho, com o lançamento da faixa 'Cachorrinhas', ela mostrou sua força ao emplacar outro sucesso solo nas paradas nacionais. O vídeo, com direção de Fernando Nogari, se mostrou um grande acertou ao unir referências urbanas com elementos da cultura pop dos amos 2000. Luísa sabe muito bem como conquistar o público e ela deixa isso evidente em 'Cachorrinhas'.


5. IZA - Três (Curta-metragem)

Com direção artística da própria IZA, juntamente com Felipe Sassi, INDIO e Nídia Aranha, o projeto 'Três' trouxe vídeos para as músicas 'Mole', 'Mó Paz' e 'Droga'. Cada uma dessas produções, poderiam estar inseridas nesta lista, mas o conjunto se tornou tão belo e esteticamente fechado que não faria sentido separar como resultado. As produções visuais de IZA sempre impressionam e no 'Três' não seria diferente. O curta traz muita dança contemporânea, visual de cinema e retrata diferentes fases das relações amorosas: a individualidade, o apaixonar-se e o desencontro, como símbolo da jornada humana em busca de si mesma, dentro dos relacionamentos afetivos.


4. Anitta - Boys Don't Cry

Ela não poderia ficar de fora dessa lista. Anitta impressionou o país com 'Boys Don't Cry'. A artista traduziu sua narrativa de empoderamento e independência para o universo lúdico no videoclipe da faixa, cujo conceito foi idealizado por ela mesma. O audiovisual faz referência a clássicos pop do cinema, como "Titanic", “Beetlejuice”, “Priscilla: Rainha do Deserto”, “Noiva em Fuga”, “Harry Potter” e “Meu Namorado é um Zumbi”. Mais uma vez, a garota do Rio assinou a direção do audiovisual, em parceria com o filmmaker Christian Breslauer.


3. Gilsons - Pra Gente Acordar (O Filme)

Com direção e roteiro de Pedro Alvarenga, o curta-metragem 'Pra Gente Acordar', dos Gilsons, começa com a narração de Gilberto Gil. Um dos maiores destaques do ano, a produção se passa em Salvador, durante a copa do mundo de 2002, e mostra a relação entre um jovem e um idoso, permeada pela chegada de uma mulher, criando um lindo triângulo de afeto. Em meio ao relacionamento, músicas do álbum homônimo se misturam numa captura contínua de belíssimas imagens. É cativante, afetuoso e profundo.


2. IZA - Fé

A mensagem de IZA é forte e potente. Como é de costume para uma artista como ela, os visuais de 'Fé' impressionam. Numa espécie de subconsciente, o vídeo reflete a luta constante em busca de força. Durante o registro, os bailarinos atuam como se fossem as dificuldades vividas pela cantora durante sua trajetória de vida, os obstáculos, os haters e os caminhos tortuosos para alcançar seus objetivos. Além disso, o elenco também ensaiou para cantar ao lado do coral de 6 pessoas, além de 4 integrantes da sua banda. O resultado é exuberante. Um banquete visual e sonoro que reforça a presença de IZA como um dos nomes mais importantes do cenário musical contemporâneo.


1 . Pabllo Vittar e Gloria Groove - AMEIANOITE

As maiores drag queens do mundo se juntaram numa super música em 2022. 'AMEIANOITE', inspirado na sensação de êxtase, foi composto por recortes, revelando personagens subversivos da “noite” em seu sentido mais simbólico. Pabllo Vittar e Gloria Groove deram vida a criaturas nas quais nos transformamos quando quase ninguém está por perto, revelando nossos desejos e medos mais sombrios. A produção é riquíssima e reforça a posição de Pabllo como uma artista criativa, poderosa e sem medo de se arriscar em novos gêneros, ao passo que confirma o status de Gloria como um fenômeno da cultura nacional.

“A ideia foi traduzir a jornada de identidades dissidentes que confrontam e são repreendidas dentro do que se estabelece como 'norma'. O clipe é uma homenagem a elas e à noite; esse lugar de encontro e validação que nos permite explorar nossa identidade fora das expectativas que são impostas socialmente. Uma libertação. Um culto e um chamado dessas duas divindades do contemporâneo: Pabllo e Gloria”, diz Fernando Nogari, diretor de 'AMEIANOITE'.


 

Acompanhe tudo que acontece no mundo da música, cinema e TV. Siga o eolor no Instagram.









bottom of page