top of page
  • Foto do escritoreolor

Michael Jackson e seu 'Thriller', o álbum mais vendido da história!

Confira os números por trás da bíblia do pop, que reformulou o mundo da música!

michael jackon thriller

(Foto: Reprodução / Epic Records)


Lançado em novembro de 1982, o sexto álbum de estúdio de Michael Jackson, o consagrado e aclamado 'Thriller' se tornou um verdadeiro marco na carreira do Rei do Pop. Estima-se que o disco já tenha vendido mais de 120 MILHÕES de cópias pelo mundo, sendo classificado pelo próprio Guiness Book, como o álbum mais vendido da história.

Números do disco quando trazidos para nossa realidade contemporânea, são absolutamente impressionantes. Fazendo um rápido comparativo com o '21' da Adele, que foi um sucesso gigantesco no mundo todo e manteve suas vendas na casa das 30 MILHÕES de cópias, incluindo streams, vemos o quão longe Michael chegou.

Ao todo, 'Thriller' teve 7 SINGLES, vindos de um total de 9 faixas, outra característica completamente incomum para a realidade pós 2013 na indústria da música. Em seus dois ANOS (1982–1984) iniciais de lançamento, 'Thriller' passou um assombroso período de OITENTA semanas no Top 10 nos EUA, sendo que desse número, TRINTA E SETE semanas (259 DIAS) foram como número #1.

michael jackson thriller album

De forma monumental, no Grammy Awards de 1984, o álbum bateu recorde histórico e deu ao Michael OITO gramofones numa única noite. Ele ganhou o Álbum do Ano bem como Produção do Ano, no qual concorria com o aclamado 'Let's Dance' do David Bowie, ganhou ainda Gravação do Ano com 'Beat It', Melhor Perfomance Pop por 'Thriller', Melhor Perfomance de R&B e Melhor Canção de R&B por 'Billie Jean', Melhor Vídeo Musical com 'Thriller' e Melhor Perfomance de Rock por 'Beat It'. Foi algo nunca antes vista na maior cerimônia de música do mundo e um feito que se mantém até os dias de hoje. Confira a seguir os melhores momentos do Michael na cerimônia.

Quanto aos picos das músicas na HOT100, todas elas foram TOP10 no chart da Billboard e uma curiosidade que muitos desconhecem, é o fato que a música 'Thriller', talvez a mais memorável do disco, não tenha sido #1 no chart mais concorrido do mundo. Na época, a canção emplacou em #4 na parada, mas se tornou um marco da mesma forma. Confira os picos:


The Girl Is Mine: #2

Billie Jean: #1

Beat It: #1

Wanna Be Startin’ Something: #5

Human Nature: #7

P.Y.T.: #10

Thriller: #4


Falar sobre o Michael sempre envolve muita história, mas fato é que ele quebrou várias barreiras com esse disco, talvez o mais memorável de sua carreira. Projeto consolidou o ícone como o verdadeiro REI DO POP.


Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Gabriela Lins

bottom of page