top of page
  • Foto do escritoreolor

Revista eolor vira referência em TCC, com conteúdo original sobre o 'Lemonade', de Beyoncé

O estudante Marcel Pereira, da Universidade do Estado da Bahia, realizou um trabalho sobre os 'ritmos, vozes e o pertencimento negro' em torno do álbum da cantora norte-americana

Marcel Pereira é estudante de Língua Inglesa. Foto: Reprodução.


O conteúdo original 'Guia Completo Sobre o Lemonade', desenvolvido pelo jornalista Arthur Anthunes e publicado pela revista eolor, se tornou referência num Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade do Estado da Bahia.


O estudante de Língua Inglesa, Marcel Pereira, que tem 24 anos e é natural de Alagoinhas, cidade do oeste baiano, realizou um projeto de pesquisa abordando os 'ritmos, vozes e o pertencimento negro' em torno do consagrado álbum de Beyoncé, lançado mundialmente no ano de 2016. "O Lemonade me trouxe força, mais entendimento, enquanto homem preto, principalmente sobre minhas origens e minha ancestralidade negra, sem contar que me senti 'grandão' para defender meu T.C.C e os meus ideais. Posso te jurar, meu povo preto estava comigo me apoiando e me fazendo o homem preto mais poderoso naquele momento", celebra Marcel ao destacar a importância de seu trabalho.

Beyoncé em 'Daddy Lessons', faixa do álbum 'Lemonade'. Foto: Divulgação / Parkwood Entertainment.


Em formato visual, o 'Lemonade' trouxe uma série de questionamentos tidos como pessoais, voltados à infidelidade e ao autoconhecimento, como também fortes debates de cunho social, ligados a questões como o empoderamento feminino, papéis de gênero, e violência policial, versando ainda sobre como o racismo estrutural se instalou na sociedade moderna. "Fico muito feliz por ver os textos do Lemonade ganhando tantas pessoas", diz Arthur Anthunes, que também é diretor de conteúdo da revista eolor. "Quando comecei a escrever esse projeto para internet, minha intenção era levar conhecimento para a comunidade preta, tentando mostrar o quão grandioso e inspirador esse trabalho da Beyoncé pode ser".


"Neste Trabalho de Conclusão de Concurso, serão analisadas enquanto performances negras duas canções do álbum Lemonade, de Beyoncé, lançado em abril do ano de 2016, uma vez que a obra apresenta abordagens relevantes e pertinentes para discussões em torno do racismo, feminismo, afirmação cultural e pertencimento", revela uma parte do resumo do TCC em questão, que tem como título 'LEMONADE: ritmos, vozes e pertencimento negro'. "A motivação científica se dá por uma inquietação pessoal, cuja finalidade é sublinhar a importância da voz, corpo e pensamento enquanto memória negra na obra em questão. A análise proposta sobre canções do álbum Lemonade enfoca o discurso presente nas canções Formation e Freedom, que pautam a questão racial (...) Para isso, serão imprescindíveis os vieses de reflexão teórica sobre raça e sociedade em Angela Davis (1981), Grada Kilomba (2019) e Keeanga-Yamahtta Taylor (2016)".

Com o TCC aprovado, Marcel não esconde a felicidade e o orgulho do trabalho. "Me sinto poderoso, orgulhoso e mega feliz por estar contrariando mais uma vez as estatísticas. Eu, enquanto homem preto, venci mais uma etapa da minha vida", celebra ele. "Mesmo estudando em dois colégios particulares da minha cidade, nunca me senti representado nesses ambientes, seja pelos professores que eram majoritariamente brancos ou pelos meus colegas de classe. Particularmente eram poucos pretos, infelizmente, por isso hoje tenho uma consciência do quão privilegiado fui por ter um ensino mais adequado, enquanto, muitos jovens pretos e pretas não podem ou não puderam ter um ensino digno devido a exclusão de classe que sofrem por morarem em comunidades. Eu quero mais igualdade no ensino para todos, os governantes precisam e devem investir mais na educação desses jovens porque eles são talentosos e merecem ganhar o mundo com seus talentos.


"Por isso, quero investir no incentivo dos meus alunos dentro da educação", completa Marcel, que já atua como professor na Bahia. "Enquanto professor de língua inglesa que já atua na área da educação há quatro anos, ensino em dois colégios de zona rural e agora numa particular, quero ver meus alunos ganhando o mundo através dos estudos, porque vale muito a pena. Não é fácil para alguns, mas ainda assim, é o melhor caminho a se seguir: a educação salva vidas".

Beyoncé em 'Pray You Catch Me', faixa do álbum 'Lemonade'. Foto: Divulgação / Parkwood Entertainment.


Sobre o impacto de seu TCC, o jovem estudante de Língua Inglesa finaliza destacando que deseja levar grandiosidade do álbum para as comunidades. "Escrevi esse projeto para inspirar outras pessoas pretas na sua própria identificação enquanto negro ou negra, e principalmente na sua ancestralidade", destaca ele. "Quero que vejam como o álbum ‘Lemonade’ foi inspirador e grandioso para mim, através da sua representatividade, como nossos ancestrais lutaram e morreram para que hoje estivéssemos neste lugar de empoderamento e fortalecimento da nossa comunidade, por isso fiz o 'LEMOANDE: ritmos, vozes e pertencimento negro'".

bottom of page