top of page

Um guia completo sobre o "Lemonade" da Beyoncé

Atualizado: 9 de jun.

Explicando faixa a faixa, o conceito do álbum e as referências de seus visuais

beyonce lemonade explicação album música referencias references

(Foto: Reprodução/ Parkwood Entertainment)


Lançado em 26 de abril de 2016, o projeto Lemonade marca o sexto álbum de estúdio de Beyoncé. Em formato visual, a obra trouxe à tona questionamentos íntimos — como infidelidade e autoconhecimento —, ao mesmo tempo em que abordou temas sociais urgentes, como empoderamento feminino, papéis de gênero, violência policial e os impactos do racismo estrutural na sociedade contemporânea. Nas palavras da própria Beyoncé:

"O Lemonade é um álbum CONCEITUAL baseado na jornada de toda mulher por autoconhecimento e cura."

Assim, a Queen B vai desenvolvendo o aspecto conceitual do álbum, que percorre inúmeros pontos artísticos e históricos na construção de um enredo cativante e de certa forma, vivido por todos. Estruturalmente, o álbum é dividido por 12 capítulos e em cada um deles temos uma música chave.

Warsan Shire beyonce lemonade music poem lyrics letra

Dentre os 12 capítulos, 11 deles são correspondentes com um poema específico de Warsan Shire, uma escritora, poeta e editora Somali, nascida no Kenya e criada em Londres. O último capítulo por sua vez, diz respeito ao epílogo da obra e apresenta a faixa que é carro chefe do álbum, "Formation".



Essa publicação pertence a Arthur Anthunes e foi publicada originalmente no Twitter no mesmo.

Ao longo da construção visual de Lemonade, a presença masculina é praticamente ausente — tanto física quanto emocionalmente. Em seu lugar, vastos grupos de mulheres surgem em cena repetidas vezes, revelando uma união pautada na solidariedade e na sororidade.


Todo o enredo do projeto se passa em Nova Orleans, cidade mais populosa da Louisiana, conhecida por sua rica herança afro-americana e por sua atmosfera mística e cultural. À medida que os capítulos de Lemonade são apresentados, surgem indícios dessa ambientação geográfica, enquanto os jogos simbólicos e poéticos do pensamento de Beyoncé se desdobram. A personagem central vai compreendendo sua dor, passando por um processo profundo de cura e, acima de tudo, de autoconhecimento.


Agora que já conhecemos a estrutura básica do álbum e como ele se apresenta, vamos iniciar as análises de cada capítulo visual da obra. Para começar a ler o conteúdo, basta clicar no seu capítulo (música) de interesse:



Terminou de ler tudo? Gostou? Compartilha com os amigos. Para mais informações sobre a Beyoncé, encontre o eolor nas redes sociais. Até a próxima.


Texto: Arthur Anthunes

IG: @eolor

Twitter: @eolorr









Revisão: Lucas Cranjo

eolor



Algumas referências que talvez você goste de ler:





Não perca nada no eolor! Receba nossas atualizações!

Obrigado por enviar!

  • Ícone do Instagram Preto

© 2019 - 2025 por eolor. Alguns direitos reservados.

bottom of page