top of page

Um guia completo sobre o "Lemonade" da Beyoncé

Atualizado: 20 de mai. de 2021

Explicando faixa a faixa, o conceito do álbum e as referências de seus visuais!

beyonce lemonade explicação album música referencias references

(Foto: Reprodução/ Parkwood Entertainment)


Lançado em 26 de Abril de 2016, o projeto"Lemonade" se configura como o sexto álbum de estúdio da Beyoncé. Em formato visual, a obra trouxe uma série de questionamentos tidos como pessoais, voltados à infidelidade e ao autoconhecimento, como também fortes debates de cunho social, ligados a questões como o empoderamento feminino, papéis de gênero, violência policial e vários outros aspectos que versam sobre a forma como o racismo estrutural se instalou na sociedade moderna. Dentro das palavras da própria Beyoncé:

"O Lemonade é um álbum CONCEITUAL baseado na jornada de toda mulher por autoconhecimento e cura."

Assim, a Queen B vai desenvolvendo o aspecto conceitual do álbum, que percorre inúmeros pontos artísticos e históricos na construção de um enredo cativante e de certa forma, vivido por todos. Estruturalmente falando, o álbum é dividido por 12 capítulos, sendo que em cada um deles temos uma música chave.

Warsan Shire beyonce lemonade music poem lyrics letra

Dentre os 12 capítulos, 11 deles são correspondentes com um poema específico de Warsan Shire, uma escritora, poeta e editora Somali, nascida no Kenya e criada em Londres. O último capítulo por sua vez, diz respeito ao epílogo da obra e apresenta a faixa que é carro chefe do álbum, "Formation".



Essa publicação pertence a Arthur Anthunes e foi publicada originalmente no Twitter no mesmo.

Ao longo da construção visual do "Lemonade", homens são praticamente ausentes, tanto física quanto e emocionalmente. No lugar deles, vastos grupos de mulheres aparecem diversas vezes, revelando uma união baseada na solidariedade e sororidade.

Todo o enredo do projeto acontece na cidade de Nova Orleans, cidade mais populosa do estado americano de Louisiana, conhecida por sua história mística e cultural afro-americana. Ao passo que todos os capítulos do "Lemonade" são apresentados, temos indícios dessa localização geográfica, os jogos intrínsecos ao pensamento da Beyoncé vão se desenvolvendo à medida que a personagem compreende seu estado, ao longo de processo de cura e acima de tudo, conhecimento.


Agora que já conhecemos a estrutura básica do álbum e como ele se apresenta, vamos iniciar as análises de cada capítulo visual da obra. Para começar a ler o conteúdo, basta clicar no seu capítulo (música) de interesse:



Terminou de ler tudo? Gostou? Compartilha com os amigos. Para mais informações sobre a Beyoncé, encontre o eolor nas redes sociais. Até a próxima.


Texto: Arthur Anthunes

Twitter: @anthunesarth









Revisão: Lucas Cranjo

eolor



Algumas referências que talvez você goste de ler:





bottom of page