• eolor

Explicando "Hold Up" da Beyoncé!

Atualizado: 27 de Abr de 2020

Como a Queen B atrelou os conceitos de morte, ressurreição, religião, dor e traição no segundo capítulo do "Lemonade".

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando pop clipe video meaning

(Fotos: Reprodução/Parkwood Entertainment)


“Hold Up” faz parte do segundo capítulo do “Lemonade”, intitulado Denial (Negação). Antes de falar sobre esse capítulo, é importante lembrar o final do capítulo anterior, com "Pray You Catch Me", onde a personagem descrita, se joga de um prédio, vestindo roupas pretas. Assim, o capítulo 2 se inicia, a morte da personagem ao pular do prédio, diz respeito à morte de suas ideias sobre a criação de um relacionamento perfeito. É realmente o momento da negação, onde se começa a pensar sobre outras possibilidades, num afogamento de ideias e medos.

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando meaning pop

Como todos os capítulos estruturais do “Lemonade”, o vídeo começa com um poema da escritora Warsan Shire, intitulado “Para Mulheres que são Difíceis de Amar”. Basicamente, tanto o poema quanto a letra de “Hold Up” versam sobre as dificuldades em amar o outro. Mas não é uma "simples dificuldade", é um medo que chega a ser doloroso. Nos versos de 'Hold Up' Beyoncé cita: “continuei sexy, engraçada, mas ele continua com seus segredos”. Já no poema, Shire cita “tentei mudar, fechar minha boca”. As duas obras se unem pra dizer: NÃO IMPORTA O QUANTO ELA MUDE, O QUANTO ELA TENTE FAZER O OUTRO FELIZ. ELA AINDA SENTIRÁ QUE NÃO CONSEGUIRÁ EVITAR A TRAIÇÃO AMOROSA.

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando meaning pop video clipe

O capítulo “Denial” é descrito como um momento de transição no 'Lemonade'. Quando a personagem percebe de fato que ela não conseguirá mudar seu amante. Como citei anteriormente, a morte da personagem, ocasionada pela sua dúvida, leva à sua ressurreição dentro da água (as ideias). Aqui, temos a primeira aparição de Oxum, a deusa das águas doces e do amor. Percebam que TODA a roupa da personagem é dourada. Até a cor das unhas. Esse é um dos momentos mais interessantes do vídeo. Antes se tinha uma personagem toda de preto, e agora se tem o surgimento de uma entidade dourada (com características de Oxum), não mais presa em suas ideias. O poema de Shire continua citando trechos da Bíblia com momentos de privação e dor, enquanto a personagem "ressurge".

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando meaning pop video clipe bible music

E é muito interessante, porque quem escuta a Beyoncé falando que “bebeu sangue, viu o demônio, usou páginas da Bíblia como absorvente” não percebe que isso é proposital. Para se passar justamente, o DESCONFORTO em que personagem vivia dentro de seus pensamentos. São metáforas.

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando meaning pop video clipe music

Através dessas metáforas absurdas, com a personagem se contorcendo em agonia no vídeo, temos a condução à libertação da mesma. A ressurreição da personagem se dá no momento em que ela percebe que de fato, ela foi traída pela pessoa que amava. “É a gota d’água”. A cena memorável da abertura da porta com a libertação da água, ocorre justamente devido à libertação da personagem. Se antes ela estava com dúvidas, agora não mais. E percebam o semblante inicial que é transmito, um ar SÉRIO. E tem uma explicação pra isso.

A seriedade, também vista como raiva da personagem, só passa quando ela de certa forma, extravasa, seja quebrando carros, ou câmeras pelas ruas. Por isso que após cada batida, Beyoncé começa a rir de forma espontânea. Um detalhe que vale a pena mencionar, diz respeito à coloração amarela se mantém predominante desde o momento em que a personagem ressurge na água. Não há um único frame após isso, que não se tenha a presença da cor amarela, símbolo de Oxum. Muitas análises foram conclusivas ao afirmarem que a presença de Oxum no vídeo, dá a Beyoncé a característica exuberante, poderosa e DONA DE SI, como se observa.

Outro ponto a ser destacado, diz respeito à rua em que a personagem anda, pertence a uma avenida de Nova Orleans. Vários indícios são dados, o primeiro hidrante que a personagem quebra possui o símbolo “Mardi Gras”, característico dos bairros da cidade em questão. Além disso, a presença de uma banda de jazz em funeral, presente na cultura do local, também evidencia que Beyoncé caminha por Nova Orleans.

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando meaning pop video clipe music

Outro ponto para se mencionar, é a presença do taco “HOT SAUCE” (também citado em “Formation”). Muitos pensavam que o objeto em questão, que Beyoncé dizia ter em sua bolsa era um molho, mas na verdade era um taco de baseball, usado para se proteger. A escrita de "hot sauce" aparece na ponta do taco. A partir do momento que a personagem se liberta, ela vai sendo vigiada por alguém. Seja alguém dentro do carro, pelas câmeras que ela quebra, ou alguém do outro lado da rua.

beyonce hold up lemonade letra lyric reference explicando meaning pop video clipe bible music

Entre uma cena e outra, a personagem (Beyoncé) manda as verdades para seu "amor":

"Vamos imaginar por um momento que você nunca conquistou sua fama, ou dominou a riqueza, ou que nunca tivessem te rotulado como rei, nunca tivesse saído da sela, ainda andasse pelas ruas, nunca tivesse a mulher mais incrível da parada nos seus lençóis. Eles estariam ao seu lado? Não! Eles costumavam se esconder de você, mentir para você, mas vocês sabem que fomos feitos um para o outro..."

Na verdade, a gente só descobre quem é essa pessoa, que vigia a personagem, no final do vídeo, após a associação com a letra acima. Seria Jay-Z mesmo. Antes de bater nele (ou no telespectador), Bey conversa com a câmera através da letra da música, diz algumas verdades e finalmente o acerta. Nesse momento, tudo entra em preto e branco, a personagem joga o HOT SAUCE no chão, abandona o traidor e aparece a criança (dona original do taco de baseball) olhando pra câmera quebrada. Finalizando dessa forma o capítulo 2 do “Lemonade”.

Para continuar lendo sobre os conceitos por trás do "Lemonade", clique aqui e leia sobre o Capítulo 3: Anger (Raiva) - Don't Hurt Yourself.


Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Mari Coutinho

eolor