• eolor

Explicando 'Pray You Catch Me' da Beyoncé!

Atualizado: Jun 6

Como a Queen B explorou a auto-análise e a auto-culpa no capítulo inicial do 'Lemonade'.

beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual

(Foto: Reprodução/ Parkwood Entertainment)


Esse artigo fará você entender a visão contada sobre a "maldição da traição" e o desrespeito às mulheres negras no capítulo de abertura do 'Lemonade'. Como dito no artigo inicial dessa série, o 'Lemonade' é uma obra que une aspectos do presente e do passado da personagem principal (Beyoncé). Mais especificamente, 'Pray You Catch Me' e todo o capítulo 'Intuition', fazem uso de dois lugares chaves para a construção inicial de seu enredo. A Casa de Plantação Destrehan e o Fort Macomb.


beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual casa de plantacao
  • A Casa de Plantação Destrehan é um ponto turístico bastante conhecido em Nova Orleans. É a mais antiga casa de plantação documentada do Vale do Baixo Mississippi. A história social, política e econômica da plantação, esta associada à revolta de escravos de 1811, tida como a maior revolta da história dos Estados Unidos.



beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual  fort macomb
  • O Fort Macomb é um local histórico nos Estados Unidos, construído no século XIX, dentro dos limites da cidade de Nova Orleans, Louisiana. O local foi um importante ponto estratégico durante a guerra civil de 1812. É importante citar que esse forte foi severamente atingido pelo furacão Katrina, em 2005.


Tendo esses detalhes em mente e voltando ao vídeo, Beyoncé abre o capítulo entrelaçando imagens do Fort Macomb e cenas suas em meio à plantação, com atenção para a forte angústia em seu olhar. Nesse ponto do vídeo, a música se inicia e em seguida somos levados ao primeiro poema de Warsan Shire.

beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual

No poema em questão, a personagem reconhece os mesmos comportamentos de infidelidade do seu pai, no seu marido. O texto vai afirmando que sua intuição e experiência anterior a levaram a acreditar que seu parceiro provavelmente é infiel. O silêncio do relacionamento vai se tornando uma tortura. Enquanto o poema é recitado, nos é mostrado um grupo de mulheres afro-americanas em pé e sentadas, como manequins à mostra. Todas se identificam com o que se é dito no poema, sobre a intuição da traição, isso explica o título do capítulo.

beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual

beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual

Em seguida, somos levados de volta ao interior do Fort Macomb. O espaço em questão se assemelha ao interior de castelos ganeses, como o "Elmina Castle", onde os escravos eram trazidos e mantidos até serem vendidos para as demais cidades das Américas.

Quando voltamos visualmente à Beyoncé, ela é ouvida recitando a parte final do poema de Warsan Shire: "O passado e o futuro se unem para nos encontrarmos aqui. Que sorte. Que maldição." Essa é uma citação chave de todo o 'Lemonade'. A combinação do visual e da poesia sinaliza a dimensão pessoal e política do 'Lemonade'. O mesmo comportamento destrutivo que a personagem testemunhou em sua infância quando seu pai traiu sua mãe, agora a confronta em seu próprio relacionamento romântico.


beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual

E não só isso, a maldição que é interpretada aqui também pode ser vista como todo o processo de escravidão. Por isso a dimensão dual e política. Em um nível alegórico, esses elementos sinalizam a desvalorização das mulheres negras, de forma histórica e contemporânea. É como se neste momento da obra, o passado das mulheres negras contivesse apenas dor em todas as formas e seu futuro potencial também segue com essa mesma dor. O passado e o presente se fundem aqui porque ela é forçada a tomar uma decisão, o perdão ou o abandono.

Enquanto isso, seguimos com a personagem angustiada, presa em seus medos, por isso o uso das roupas pretas e em frente ao mundo. Aqui, cabe citar a metáfora que é, a Beyoncé ajoelhada em frente ao palco, como se sua relação pessoal em ruínas estivesse sido apresentada ao público.

beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual

O interessante sobre 'Pray You Catch Me', é que a música funciona literalmente como uma carta aberta. A personagem não aguenta mais sofrer em suas angústias, ela implora para que seu "amor" a descubra sussurrando e observando", sempre envolta de uma atmosfera muito tensa. É possível inferir pela letra latente:


beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual anger worried pregnant

"Nada parece machucar mais do que o sorriso em seu rosto, quando ele está apenas em minha memória, não me abala da mesma forma, talvez seja um motivo de preocupação, mas eu não estou tranquila, continuo te observando de perto, rezando para te pegar sussurrando. Eu estou rezando para você me pegar escutando".


E justamente por possuir a experiência de traição na família (com sua mãe), por conhecer essa maldição relatada por outras mulheres e por desejar uma ação imediata em resposta ao sofrimento, a personagem se "mata" ao final do vídeo, dando início ao enredo do capítulo dois.

beyonce pray you catch me explain lyric letra explicação referencia reference lemonade album visual jump

Para continuar lendo sobre o capítulo 2 do "Lemonade", clique aqui: Capítulo 2: Denial (Negação) - Hold Up.


Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Lucas Cranjo

eolor