top of page
  • Foto do escritoreolor

Explicando "Daddy Lessons" da Beyoncé!

Atualizado: 27 de abr. de 2020

Entenda como Beyoncé trabalhou questões como o abuso sexual e a violência doméstica paralelo às expressões de masculinidade e feminilidade no "Lemonade".

beyonce daddy lessons letra video clipe analise explicacao

(Fotos: Divulgação / Parkwood Entertainment)


Após o momento do vazio existencial da personagem, observado no capítulo 5 com "6 Inch", somos levados ao capítulo 6, referente à "prestação de contas" com "Daddy Lessons", um momento de força, dentro do "Lemonade".

O poema de Warsan Shire, que Beyoncé escolheu pra introduzir “Daddy Lessons” neste capítulo se chama “Como Usar o Batom da sua Mãe” (em tradução livre) e ele se torna fundamental para entender o contexto do capítulo em questão. Aqui, o tema de traição fica em segundo plano e dá espaço pra análise de um relacionamento entre um homem e uma mulher, ambos negros. O início do vídeo e do poema, descrevem o que ocorre quando uma filha encontra o batom da mãe e o usa. A Beyoncé não cita o poema inteiro, nele, Shire descreve um contexto de violência sexual e doméstica muito forte, sofrida pela mãe da criança que encontra o batom.

daddy lessons beyonce

Ao longo do poema, temos a descrição de que a mãe da criança, guarda o batom junto com as cartas que recebe de seu marido, que está PRESO. O fato da carta estar junto com o batom, sugere a dualidade entre sentir-se bem com o acessório e o sentir-se bem com o conteúdo da carta. No momento que a filha encontra o batom, surge a fala:“você deseja desesperadamente se parecer com ela”. De forma sintética, por mais que a criança se pareça com o pai, ela acabará experimentando (de acordo com o poema) o que a mãe passou. A partir deste momento, o tom de IMPESSOALIDADE ganha força. A filha então se dirige à mãe se questionado sobre a submissão das mulheres aos homens. Num avanço temporal, assim como sua mãe, a filha está enfrentando problemas com figuras MASCULINAS, e pede ajuda: “me ensine como fazê-lo implorar”. Neste momento, perguntas retóricas surjem.

Ele dobrou seu reflexo? Ele fez você esquecer seu próprio nome? Ele te convenceu de que era um Deus? Você se ajoelhava diariamente? Os olhos dele se fecham como portas? Você é um escrava na nuca dele? Estou falando do seu MARIDO ou do seu PAI?

Essas perguntas aparecem num momento em que a filha está enfrentando problemas com as figuras masculinas em sua vida, da mesma forma que sua mãe enfrentou. Percebam o aspecto violento do poema, dando a entender uma relação abusiva de subserviência. Ao longo do enredo, somos levados a acreditar que o homem que causa todo o sofrimento é o namorado/parceiro/marido da mulher em questão. No entanto, surge a pergunta no final do trecho: "Estou falando sobre seu marido ou seu pai?". Dessa forma, nos é mostrado que esse é um problema que transcende gerações e é quase cíclico, ou seja, a filha testemunha o abuso e a infidelidade de seu pai, e agora é ela quem se torna o alvo do tratamento brutal do marido.

daddy lessons beyonce letra video pai beyonce altura

Neste momento, o vídeo é INTERROMPIDO e Beyoncé insere uma conversa de um homem negro. Ele explica como foi inspirador encontrar o ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Para ele, ver alguém como Obama o fez perceber que ele também poderia ser o que quisesse, até mesmo o próximo "Spike Lee". Este capítulo deixa claro pra quem assiste, assim como em "Formation", que mesmo alguém de origem conflituosa, que vive num ambiente ou comunidade violenta e /ou área empobrecida pode, sim, ter sucesso na vida.

beyonce cavalo daddy lessons

Após toda essa análise e contexto, a música "Daddy Lessons" finalmente começa, fazendo a ponte com o poema. A canção mostra as semelhanças entre papéis e comportamentos patriarcais, ou seja, os do marido e do pai, respectivamente, com a Beyoncé desafiando o gênero e se pondo a fazer todos esses papéis que teoricamente seria de um homem. Ao longo da música, a FILHA está associada a atitudes masculinas e atividades tradicionalmente atribuídas com hipermasculinidade. No primeiro verso da música observe a justaposição contraditória e PROPOSITAL. Temos a “garotinha do papai” - ela é suave, ela precisa da proteção do pai, e ela é vulnerável - e o trecho posterior, "papai fez de mim um soldado" - agora, ela é forte e forte como se espera que seja um soldado, ela aprendeu o necessário para se defender e portanto pode cuidar de si mesma.

A partir deste momento, vemos que a FILHA participa daquilo que a sociedade geralmente percebe como “atividades masculinas”: “andamos de moto / blackjack, vinil clássico.” Na música e vídeo, esses são todos requisitos para se tornar uma “garota durona” que está pronta para lutar.

beyonce daddy lessons

Essa garota está pronta para evitar que homens possam tentar tirar vantagem dela. Aos olhos do pai, a FILHA é responsável e cuida das mulheres da família como qualquer homem primogênito deve fazer "normalmente". Partindo do pressuposto de que "homem não chora", a garota também é instruída a não chorar na letra da música. E assim "Daddy Lessons" segue quebrando os papeis patriarcais da figura masculina, sendo representado por uma mulher, que se recusa a sofrer como a mãe. Então, esse capítulo do Lemonade, bem como a música vai refletir as relações pai-filha ao mesmo tempo que fornece visões diferentes e contraditórias do papel do homem e da mulher, em especial da comunidade negra, no sul dos EUA, tendo MAIS UMA VEZ, Nova Orleans como plano fundo.

É importante citar ainda, a forma como "Daddy Lessons" reflete o fato de que o country é um estilo que também teve suas bases desenvolvidas na comunidade negra e isso não deve ser apagado.



Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Lucas Cranjo

eolor

bottom of page