top of page
  • Foto do escritoreolor

Explicando "6 Inch" da Beyoncé!

Atualizado: 27 de abr. de 2020

Como Beyoncé trabalhou a sexualidade e o vazio feminino em “6 Inch”. Entenda como os conceitos de independência, morte e poder foram retratados no vídeo e no “Lemonade”.

beyonce 6 inch video meaning explicação letra

(Fotos: Reprodução/ Parkwood Entertainment)


A música "6 Inch” está presente no capítulo 5 do "Lemonade", chamado de “Emptiness” (Vazio). O empoderamento e a busca pela compreensão pessoal são os temas centrais desse capítulo. "6 Inch" é a música que sucede Sorry” e o capítulo de "Apathy" (Apatia), com todo o sentido. O vídeo se inicia com a imagem de um corredor em tons vermelhos e a leitura de um poema chamado “Dear Moon (Loss)” da Warshan Shire (presente em todo o "Lemonade").

Ao longo do poema, a personagem cita que a lua é culpada por uma série de acontecimentos, desde inundações, transformações de homens em lobos até pelas incontáveis mortes. Só conseguimos identificar o motivo da inclusão desse poema por parte da Beyoncé, com o decorrer do vídeo. Em uma das cenas iniciais, retornamos ao palco que é mostrado no primeiro capítulo do "Lemonade" com 'Pray You Catch Me', mas dessa vez com uma vertente COMPLETAMENTE DIFERENTE. A personagem aparece mais forte, não mais ajoelhada, mas de pé, com um olhar decidido, sem dúvidas, sexy e pronta para começar um show de fato. Na verdade, a gente retorna pra essa casa de fazenda, que permeia por todo o 'Lemonade', simbolizando a volta pras raízes da personagem. Contextualizando, é como se após todo o processo de descobrimento de traição e abandono, a personagem decidisse seguir sua vida, porém de forma menos complacente.

De repente, o título do capítulo "Loss" pisca rapidamente na tela. A praça iluminada no final do corredor agora pega fogo e somos levados pelas ruas de uma cidade, sob a perspectiva da personagem, enquanto ela está num veículo. Um ponto chave para o entendimento do vídeo, é verificar que TODAS as pessoas vistas andando pelas ruas são homens, de varias etnias e idades. Recebemos a sensação de que ela está constantemente sendo observada pelo olhar masculino. Mais do que isso, está escuro lá fora, mas os homens são constantemente iluminados pelo que parece ser uma luz vermelha, como se fossem o centro das atenções. A personagem (Beyoncé), não só olha pros homens, como os desafia.

beyonce 6 inch homen musica letra clipe

O vídeo inteiro é caracterizado por tons vermelhos, de forma a revelar o tom sexual do cenário. Somos levados para uma sala de estar velha, com mulheres sentadas aos lados. Essa configuração pode ser interpretada como um bordel, devido aos disparos rápidos de homens entrando nos quartos. A luz vermelha foi definida como uma referência ao distrito da luz vermelha em Amsterdã, conhecido por seus bordéis e sex shops. A letra da música também nos leva a crer num projeto de cunho sexual.

amsterdan beyonce 6 inch video

Ao longo do vídeo, os homens são caracterizados pela pobreza e abuso de substâncias (drogas ou álcool), fazendo com que pareçam mais ameaçadores e imprevisíveis. Eles são o oposto da resiliência e irmandade feminina descrita em todo o “Lemonade”. Em certo momento do vídeo, a personagem aparece deitada em uma cama em cenas reflexivas. Aqui, fica evidente o vazio que a personagem passa, após aparentemente, tentar se satisfazer com sexo. Ainda existe ali uma peça faltando. Conforme diz a letra, “Ela é inteligente demais para pensar apenas em coisas materais”. É como se a personagem tivesse andado pelo mundo todo, e mesmo sabendo que foi traída, ainda sentisse falta de quem um dia machucou seus sentimentos, não somente por causa do sexo, mas pela afetividade em torno do que foi construído no relacionamento. Justamente essa personagem que sabe o que quer, que é dona de si e que "vale cada dólar", que se vê num momento de reflexão e pensamento. Ao longo de todo o "Lemonade" esse é o primeiro instante em que a personagem dá indícios de que TALVEZ ela possa perdoar quem a machucou.

beyonce 6 inch video letra clipe musica

Um outro ponto importante, é que "6 Inch" não se trata apenas de uma música empoderadora para quem trabalha na indústria do sexo, mas para todas as mulheres que efetivamente trabalham e sabem o valor de si mesmas, as lutas que enfrentam e o mérito que se ganha com isso. Beyoncé está constantemente se referindo a si mesma na terceira pessoa e como seu sucesso é resultado de um trabalho incansável. Então, repentinamente, no final do vídeo, a porta que está no final do corredor começa a pegar fogo. ( O “fogo” está presente no “Lemonade” em todo momento em que temos a liberação de um sentimento forte, assim como em “Hold Up” quando a personagem começar a quebrar os carros.) Subitamente, enquanto a música toca, escutamos um “você sempre volta pra mim”, ressaltando mais uma vez que a personagem está desejando seu parceiro. A casa segue pegando fogo e capítulo termina com a Beyoncé em pé, na frente da casa de plantação em chamas. A casa queimada e destruída simboliza o final daquela história, como se tudo fosse passado.

Atrelando o vídeo ao conceito maior de todo o 'Lemonade', a cena final do grupo feminino em frente à casa de plantação, sinaliza que as mulheres negras são as que conseguirão levar instituições como o racismo e o sexismo ao fim (característica observada em outros momentos da obra). Há quem defenda ainda que a queima da casa de plantação, possa ser vista também como o atear fogo à instituição da escravidão (casa grande). Queimando um símbolo da opressão sistemática e exploração de afro-americanos. Dentro do contexto do 'Lemonade', essa vertente pode fazer sentido.

Sobre a “lua” que é citada no início do vídeo, chegamos à conclusão que Beyoncé usou essa trecho do poema, para fazer de metáfora com a própria personagem. Ela é a lua. Responsável por iluminar os homens no vídeo e por matar esses personagens (seja fisicamente ou em desejo). Essa lua (mulher) acaba sendo culpada por tudo, conforme é citado no poema em questão.

E o “Lemonade” segue com o capítulo seguinte, o "Accountability" ou “Acerto de contas”, com outra personagem em jogo. Percebam como as produções desse álbum são densas. Clique aqui pra continuar lendo sobre o capítulo 6 com "Daddy Lessons".




Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Lucas Cranjo

eolor



bottom of page