• eolor

Explicando "Sandcastles" da Beyoncé!

Atualizado: 27 de Abr de 2020

Como a Beyoncé perdoou a traição de Jay-Z e abraçou o amor como salvação!

beyonce sandcastles lemonade letra

(Fotos: Reprodução / Parkwood Entertainment)


Após o capítulo da reforma com "Love Drought", somos imersos na faixa mais íntima e pessoal de todo o "Lemonade", através do momento da reconciliação da personagem Beyoncé com Jay-Z nos deparamos com o "perdão" em "Sandcastles". O capítulo se inicia com flashes em preto e branco, remontando os pensamentos da personagem num passado distante, no mesmo ambiente descrito no capítulo anterior. Através do poema de Warsan Shire, a personagem apresenta, o final da maldição do amor, citada em momentos anteriores do álbum visual.

Batize-me ... agora que a reconciliação é possível. Se vamos nos curar, que seja glorioso! 1.000 meninas levantaram os braços. Você se lembra de ter nascido? Você é grato pelos quadris que se racharam? O veludo profundo de sua mãe e sua mãe e sua mãe? Existe uma maldição que será quebrada.
beyonce sandcastles letra

O capítulo passa então das configurações externas para o interior de um espaço doméstico, ao mesmo tempo que passa do preto e branco para um registro colorido. O som ambiente também muda, tudo se torna muito delicado, desde o crepitar de uma fogueira e ao registro familiar da canção "The Look of Love", presente no álbum "Silk & Soul" de Nina Simone. O álbum de Nina inclusive, aparece nos registros simplistas do vídeo.

beyonce nina simone letra sandcastles

A sinalização do final da maldição da traição indica que pela primeira vez, o amor superou o ódio criado pela personagem em faixas anteriores do álbum, a exemplo de "Hold Up" e "Don't Hurt Yourself". Assim "Sandcastles", a balada lenta, baseada apenas num piano, começa a tocar à medida que avançamos para um quarto também simples, onde Beyoncé está sentada em um travesseiro no chão, tocando um teclado e gravando a música. Toda a construção simplista e por vezes até minimalista, se dá num ambiente muito íntimo e vulnerável. A letra da música descreve como, mesmo que ela dissesse que deixaria o marido, ela não poderia mais cumprir sua promessa. Neste ponto, cenas de Beyoncé cantando são alternadas com imagens dela e Jay-Z. Não há mais distância entre eles. O casal aparece unido, com Jay-Z curvando sua cabeça em submissão e deitado aos pés da Beyoncé. Pela primeira vez na obra, o rapper mostra seu lado vulnerável.

beyonce sandcastles

Um outro detalhe que chama atenção, no meio da construção do vídeo, diz respeito à sutil presença do vaso japonês quebrado. De forma muito representativa, a chamada arte "Kintsukuroi" exalta o valor do imperfeito. Através da junção de peças cerâmicas, que são repostas no próprio objeto, tem-se a mensagem objetiva e necessária, não existem motivos para se envergonhar de si mesmo ou de suas imperfeições. A construção sistemática de "Sandcastles" nos leva a compreender, que os erros cometidos estão ali, não há como se apagar isso, mas é possível se aprender e evoluir com eles. Toda a arte ao redor desse cenário, envolve questões de cuidado e respeito à história construída, aspectos muito maiores que a simples priorização da beleza.

Assim, toda a construção intimista do capítulo do perdão se desenvolve. Ambos os personagens se reencontram e aceitam que fazem parte de um propósito muito maior, que suas vidas estão conectadas pelo amor, pela música e pela arte.

A seguir, o nono capítulo do "Lemonade", clique aqui para continuar lendo sobre "Forward"e a "Ressureição".


Texto: Arthur Anthunes

Revisão: Lucas Cranjo

eolor