• eolor

Músicas que definiram a década 2000

Vamos relembrar os maiores hits dos anos 2000 no mundo pop?

músicas que definiram os anos 2000 beyoncé crazy in love

(Foto: Beyoncé em 'Crazy In Love', 2003)



Os anos 2000 foram marcados pela ascensão de grandes fenômenos da música pop, período marcado pela consolidação do Hip-Hop no cenário popular e introdução de novas vertentes musicais. Novas possibilidades e gostos do público abriram brechas para os artistas se arriscarem cada vez mais, introduzindo sons diversos e misturas bem improváveis. Hoje, separamos 10 músicas que marcaram o mundo da música neste período.


10 - Toxic - Britney Spears

Impossível falar sobre música pop nos anos 2000 sem mencionar a Britney né? Dentre tantos sucessos em níveis globais, "Toxic" está presente no álbum "In The Zone" de 2003. Música com elementos do dance e eletrônico chegou a vencer o Grammy de "Melhor Gravação Dance do Ano", além de seu clipe ter se tornado um marco na indústria, pelo enorme impacto e sucesso.


9 - Hey Ya! - Outkast

Lançada em 2003 e composta por André 3000, canção trouxe elementos do funk e rock. A canção popularizou a frase "shake it like a Polaroid picture" (em português: "balance como uma foto de Polaroid") na cultura popular. Ao fim, a Polaroid Corporation acabou usando a canção para revitalizar a percepção do público com seus produtos. Smash hit venceu o Grammy de "Melhor Perfomance Urbana".

8 - Hips Don't Lie - Shakira (feat. Wiclef Jean)

Lançada em 2006, derivada do pop latino com o worldbeat, possui fortes influências de estilo reggaeton combinado a salsa e cúmbia. Musicalmente, de acordo com a própria Shakira, a música fala sobre o poder da sedução de uma mulher através da dança. Faixa foi aclamada pela crítica e se tornou uma das mais vendidas do mundo.

7 - So What - P!nk

Uma das músicas de maior destaque na carreira de P!nk. Canção pop rock escrita pela própria cantora, Max Martin, K.K. Stryker e Shellback. Foi lançada como primeiro single do quinto álbum de estúdio Funhouse em 2008. A canção foi número um na Billboard Hot 100, sendo a primeira música solo da carreira da Pink a atingir o topo dessa parada.

6 - Umbrella - Rihanna (feat. Jay - Z)

Classificada como uma canção pop R&B com Hip-Hop, música de Rihanna foi um verdadeiro sucesso mundial em 2007. Aclamada pela crítica, ganhou Grammy na categoria Melhor Colaboração de Rap em 2008. Produção visual do clipe também ficou eternizado na cultura pop.

5 - Hollaback Girl - Gnew Stefani

Grande sucesso no mundo em 2005, presente no álbum "Love. Angel. Music. Baby". A canção chegou a número um na Austrália e nos Estados Unidos. Gnew recebeu várias indicações a prêmios, incluindo o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Grammy de Gravação do Ano no 48º Grammy Awards.

4 - Lady Marmalade - Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya, Pink

Versão foi gravada em 2001 por Christina Aguilera, Lil' Kim, Mýa e Pink como trilha sonora do filme "Moulin Rouge!". Canção foi um verdadeiro sucesso no mundo, chegando a atingir o topo da Billboard HOT100. Também entrou pra história da cultura pop por seu clipe icônico e presença de grandes artistas femininas.

3 - Rehab - Amy Winehouse

Faixa foi gravada e escrita por Amy para o seu segundo álbum de estúdio, "Back to Black "(2006). A música foi influenciada pelas tentativas dos empresários musicais da cantora de fazê-la internar-se em uma clínica de reabilitação para tratar o seu alcoolismo. Sucesso estrondoso no mundo todo, foi considerada por muitos veículos como uma das obras mais icônicas da indústria. Recebeu nomeações a várias premiações ao redor do globo, inclusive ao Grammy Award de 2008, onde conquistou três troféus, entre eles "Canção do Ano" e "Gravação do Ano".

2 - Bad Romance - Lady Gaga

Lançada em 2009, música introduziu Lady Gaga no cenário mundial e deu um novo fôlego ao pop mundial. Inspirada pelo seu medo de relacionamentos insignificantes, Gaga explicou que o tema retrata liricamente o fato de estar apaixonada por seu melhor amigo. É musicalmente derivada dos gêneros dance-pop e house com elementos do new wave e do techno, apresentando uma ponte falada e um forte refrão. Ao final de 2010, havia comercializado mais de 9,7 milhões de downloads digitais, convertendo-se em um dos maiores sucessos da era digital. Clipe da música também entrou pra história da cultura pop.

1 - Crazy In Love - Beyoncé (feat. Jay-Z)

Lançada em 2003 como single do debut álbum "Dangeroously In Love" de Beyoncé, faixa foi um verdadeiro sucesso global, quebrando recordes de vendas no mundo todo. Entre tantos títulos e prêmios significativos, os críticos de música elogiaram o gancho da faixa, a contribuição de Jay-Z e a entrega assertiva das letras de Beyoncé. O canal VH1 declarou ser a melhor música da década de 2000, enquanto a Rolling Stone a classificou no número 118 em sua lista das 500 maiores músicas de todos os tempos em 2010, e em 2018 a elegeu a maior canção do SÉCULO 21. No Grammy Awards de 2004, "Crazy in Love" ganhou dois gramofones, "Melhor Música de R&B" e "Melhor Colaboração de Rap".

Para mais informações sobre o mundo pop, conheça o eolor no Instagram.

Texto: Gabriela Lins

eolor