top of page

Profissional de efeitos visuais denúncia práticas abusivas da Marvel Studios

Em entrevista à Vulture, o artista disse: Um ou dois meses antes do lançamento, eles pedem para a gente mudar todo o terceiro ato".

(Foto: Reprodução / Marvel Studios)


Nos últimos meses, a Marvel Studios vem sendo bastante criticada pelo os efeitos visuais não finalizados presente em seus últimos lançamentos, o último caso foi no primeiro trailer de "She-Hulk", que recebeu bastante críticas pelo seu CGI. Ontem (26), um profissional de VFX cedeu entrevista para a revista Vulture e contou o motivo pelo o qual algumas produções parece estar "inacabadas", o artista disse que é apenas o resultado diante as práticas abusivas da Marvel Studios com as empresas responsáveis por criar o "CGI" de suas produções. Segundo o artista, Kevin Feige, atual presidente da Marvel Studios, costuma encomendar mudanças extremas semanas antes dos lançamentos de filmes. “Um ou dois meses antes do lançamento, eles pedem para a gente mudar todo o terceiro ato”, disse ele.


Segundo o profissional, a Marvel sempre escolhe sempre o mais baixo dos orçamentos apresentados pelo os estúdios de VFX. “Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de dez artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu”, disse ele. Os artistas de VFX são obrigados a trabalhar várias horas extras e com equipes reduzidas, esse é o preço cobrado na escolha de economia da Marvel, ele ainda disse já ter presenciado colegas chorando após trabalharem semanas inteiras sem descanso nas produções da Casa das Ideias.


A Marvel também da preferência a diretores que não possuem grandes experiências com a criação de efeitos visuais, dito isso, o profissional comentou: “À medida que trabalhamos em um filme, enviamos imagens ainda não-finalizadas que não estão bonitas, mas mostram onde estamos. A Marvel muitas vezes pede que eles sejam entregues com uma qualidade muito maior desde o início do processo e isso leva muito tempo. Eles fazem isso porque seus diretores não sabem como olhar para as imagens iniciais e avaliá-las. Mas é assim que a indústria precisa trabalhar. Você não pode mostrar algo super bonito quando o básico ainda está sendo desenvolvido.”


Continuando em sua declaração, ele comentou: A outra questão é que, quando estamos em pós-produção, não temos um diretor de fotografia por perto. Então, muitas vezes somos nós bolando as tomadas. Isso causa muita incongruência”, ele disse que filmes como o primeiro "Pantera Negra" foram afetados pelo o mesmo problema. “De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como bonecos no espaço. De repente, a câmera está fazendo movimentos que não aconteceram no resto do filme. Tudo parece um pouco caricatural. Quebra a identidade visual do filme.


No final da entrevista o artista contou que a Marvel Studios é um cliente bastante forte para os estúdios de efeitos visuais, e as empresas que não seguem o que é pedido pela Marvel é barrada de futuras produções, sobre isso, o profissional comentou: “Uma companhia de efeitos visuais não conseguiu terminar o número de tomadas e refilmagens que a Marvel estava pedindo a tempo, então eles deram o trabalho ao meu estúdio. Desde então, essa casa foi efetivamente impedida de obter trabalho da Marvel.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema. Siga o eolor no Instagram!




bottom of page