top of page

Russo Passapusso conta como surgiu 'Mega da Virada', música com IZA do álbum 'AFRODHIT'

Em entrevista exclusiva com o apresentador e jornalista ARTH, Russo Passapusso conta detalhes sobre sua participação no MECA (Inhotim) 2023, além de suas parcerias com Antonio Carlos & Jocafi e IZA.

Foto: Pedro Soares.


[EXCLUSIVO] O cantor Russo Passapusso foi uma das atrações principais do festival MECA (Inhotim) 2023. Em conversa com o apresentador e jornalista ARTH, da revista eolor, o vocalista do grupo BaianaSystem contou detalhes sobre sua paixão pela música e suas colaborações com Antonio Carlos & Jocafi no álbum 'Alto da Maravilha'. Ele também falou pela primeira vez sobre a parceria 'Mega da Virada', recém lançada por IZA no álbum 'AFRODHIT'.


"O Alto da Maravilha é como uma árvore, que tem as raízes da música brasileira, que se nutre do nosso povo e que dá frutos para que possamos replantar cada vez mais", diz Russo sobre seu projeto com Antonio Carlos & Jocafi. O álbum homenageia a riqueza baiana por meio da união entre o afrofunk e a atmosfera afrofururista.

Russo Passapusso ao lado de Antonio Carlos & Jocafi. Foto: Aline Fonseca


O cantor explicou ainda a forma como o 'Alto da Maravilha' carrega a força e a diversidade da música baiana em sua composição. "A música baiana está totalmente nesse álbum. A presença do sertão e a presença dessa relação tropical. É um encontro de quem sai do sertão pra poder chegar nas praias, nos mares e entender esse processo. Se hidratar através dessa música diaspórica. Receber essas mensagens que vem de fora para dentro, pelos mares. É um disco que trata de várias diásporas (...) O Alto da Maravilha é um lugar em Senhor do Bomfim (cidade da Bahia) e fala desse encontro com a capital, com Salvador e depois como isso vai pro Rio de Janeiro e o resto do Brasil", explica Russo.


'MEGA DA VIRADA' COM IZA


Russo Passapusso também contou pela primeira vez sobre o processo de criação da música 'Mega da Virada', produção presente no novo álbum 'AFRODHIT', de IZA. Ele explica que a parceria nasceu após o encontro com a cantora no carnaval 2023. "Subimos no trio de Carlinhos Brown juntos. Foi muito massa. A relação foi simples e verdadeira, já no ensaio e tudo que aconteceu. A partir dali a gente foi preenchido pela nossa musicalidade. Eu pela musicalidade dela e ela pela nossa", celebra o cantor. "E aí ela me ligou e falou dessa música, 'Mega da Virada, que tinha ali um DNA de reggae, de música baiana. É uma coisa que eu gosto muito. Eu sou muito do samba reggae. Quando ela me mostrou eu entendi de primeira. A música trouxe pra gente esse com que roupa eu vou pro samba que IZA me convidou".


Russo também diz que deseja criar novas músicas com IZA. "Foi incrível porque a gente conseguiu juntar tudo. Tenho o maior prazer do mundo de ter feito essa música com ela. Fluiu muito naturalmente, foi muito rápido e parecia que já estava escrito. Fico agradecido demais pelo convite e quero fazer mais", finalizou o consagrado artista.


Comments


bottom of page