top of page
  • Foto do escritoreolor

Artistas mais influentes nas eleições norte americanas

LeBron James, Tom Hanks, Oprah Winfrey, Beyoncé, Taylor Swift e Zendaya são alguns dos nomes mais influentes na política!

Artistas mais influentes nas eleições norte americanas Oprah

(Foto: Oprah Winfrey / Instagram)


Uma nova pesquisa conduzida pela Whitman Insight Strategies e MRC Data em parceria com a DISQO mediu a interseção de entretenimento, influência e política num espaço amostral de 1103 prováveis eleitores nos Estados Unidos.

Pesquisa revelou que Tom Hanks, Dwayne Johnson, Oprah Winfrey e LeBron James têm as opiniões mais confiáveis sobre questões políticas e sociais. O astro da NBA, James, também foi citado por fazer o máximo para aumentar a conscientização e a motivação em torno da votação na população em geral, principalmente entre os eleitores da chamada Geração Z (pessoas que nasceram após 1995), e por ter as opiniões mais confiáveis entre os eleitores negros.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a influência das celebridades vem sendo avaliada na indústria há muito tempo, como forma de determinar o impacto que os famosos têm usando suas plataformas para lançar luz sobre questões ou persuadir o público de uma forma ou de outra.

"O novo estudo chega em um momento de divisão nos Estados Unidos, tanto cultural quanto politicamente, enquanto os líderes eleitos lutam contra uma pandemia viral e clamam por justiça racial e social em um cenário de um ciclo eleitoral acalorado. " - THR.

Pesquisa revelou que os eleitores democratas são mais propensos a serem influenciados por atletas ou artistas do que os eleitores republicanos, numa diferença de 17% a 9%, respectivamente. Entre todos os eleitores, 36% disseram que LeBron James fez o máximo para aumentar a conscientização e motivar as pessoas em relação à votação. Taylor Swift veio em segundo lugar com 13%, Johnson com 9% e Winfrey com 6%. Empatando com 5% estavam Cardi B, Beyoncé e Colin Kaepernick. A influência positiva de Taylor Swift entre os eleitores ocorre durante um ano em que a cantora vem usando consistentemente sua plataforma massiva (87,3 milhões no Twitter) para falar sobre questões políticas.

Entre os eleitores da Geração Z, os artistas que apresentam opiniões mais confiáveis para o público, de acordo com a pesquisa, são: ​​Zendaya (59%), seguido por Beyoncé (56%), Dwayne Johnson (51%), LeBron James (43 %), Oprah Winfrey (40%) e John Legend (40%).

Os eleitores negros confiam em LeBron James (67%), Oprah Winfrey (55%), Kaepernick (54%) e John Legend (53%). Já os eleitores LGBTQ+ olham para Lady Gaga (45%), seguida por Oprah Winfrey (43%), Dwayne Johnson (37%) e Beyoncé (36%) com maior confiabilidade.

A pesquisa também mostrou que fãs de artistas específicos aprovaram seus discursos nas redes baseados em suas questões pessoais. A primeira postagem de votação de Leonardo DiCaprio nas redes sociais provou ser a mais "estimulante" para os seguidores entre o conteúdo relacionado a eleições, seguido por Beyoncé, Johnson, Kerry Washington e LeBron James. A postagem de votação de Beyoncé em 1º de outubro no Instagram compartilhada com seus 155 milhões de seguidores provou ser a mais influente entre os eleitores da Geração Z, com 80% dizendo que publicação da Queen B os estimularam a votar.


Para ler a matéria do The Hollywood Reporter na íntegra, clique aqui.


Acompanhe também o eolor no Instagram para mais informações.





Texto: Gabriela Lins

eolor

bottom of page