Maria Fernanda Cândido revela como entrou para o elenco de Animais Fantásticos 3

Atualizado: 22 de mar.

“Não sabia para que filme era, nem para qual papel.” Contou a atriz sobre o processo para fazer parte do elenco do novo filme da franquia.

(Foto: Divulgação / Warner Bros)


Quando a atriz brasileira Maria Fernanda Cândido foi confirmada no elenco do terceiro filme da franquia Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, o anúncio de que ela interpretaria a bruxa brasileira Vicência Santos, representante do mundo latino na trama, deixou muitos fãs da saga Harry Potter surpresos.


Em recente entrevista para à revista Veja, ela contou tudo o que aconteceu no processo de escalação, desde seu primeiro teste até a sua primeira vez no set de filmagens do longa.


A atriz foi convidada em agosto de 2020 para um teste confidencial. “Eu não sabia para que filme era, nem para qual papel”, contou ela. Morando em Paris com seu marido e seus dois filhos desde 2017, a brasileira enviou o teste em vídeo numa segunda-feira. Na terça, recebeu o resultado: ela tinha sido aprovada. “O diretor (o inglês David Yates) me ligou dizendo que eu era bem-vinda ao time. Mas eu nem sabia que time era esse.” Deste modo, ela entrou para o elenco de um dos filmes mais esperados de 2022.


Conseguir a aprovação para o papel foi até que rápido, porém a viagem a Londres, onde as filmagens acontecem, se mostrou ser algo bastante desafiador para ela. Não bastasse a pandemia e as fronteiras fechadas, as ruas da França estavam tomadas por protestos e o acesso à Inglaterra estava sendo dificultado pelo Brexit. “Foram dez dias de burocracias. O oficial que analisou minha papelada perguntou: ‘O que você vai fazer nesse filme?’. Ainda sem ter muitos detalhes, respondi: ‘É um papel pequeno, mas bem interessante’”, lembra ela, que arrancou risos do guarda e o carimbo passaporte.


Fazendo parte de um elenco com Eddie Redmayne, Jude Law e outros profissionais incríveis da indústria cinematográfica, ela disse: “Quando pisei no set, senti um privilégio enorme”, ela fará o papel de uma bruxa que representará o mundo latino na trama, combinando beleza, talento e carisma.


Sem poder dar muitos detalhes sobre Animais Fantásticos, Maria Fernanda soltou algumas dicas. Ela contou que foram ao todo seis meses de filmagens, deixando claro que a sua participação não será um “papel pequeno” no filme. Outra dica revelada foi o nome da personagem. “Vicência vem de vicejar, é alguém que vive com força. Santos são humanos que viraram divindades. São características dela”.


Com a fama mundial batendo na porta, a atriz não se sente pressionada a conquistar Hollywood, com esse e tantos outros projetos incríveis no cinema europeu e no teatro, ela disse “Sou movida por bons projetos”, este ano, seu principal projeto é um monólogo sobre Clarice Lispector no teatro francês.


O diretor nos deu alguns detalhes sobre este filme, contado um pouco do que irá acontecer na trama. “Dumbledore recruta esse pequeno exército. É um bando de pessoas que não pertencem a um grupo determinado e se juntam para realizar essa missão. Dumbledore tem um histórico de encorajar pessoas a fazerem coisas doidas, mas nós o amamos por isso”, disse David Yates.


Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chegará aos cinemas brasileiros no dia 14 de abril deste ano.