top of page

Por que é tão bom estudar e trabalhar ouvindo músicas lo-fi?

Músicas lo-fi, também conhecidas como "low-fidelity" ou "chillhop", são conhecidas por sua sonoridade suave e relaxante.

Foto: Reprodução / Youtube


Músicas lo-fi, também conhecidas como "low-fidelity" ou "chillhop", são conhecidas por sua sonoridade suave e relaxante, caracterizada por batidas lentas, samples de piano, guitarras e sintetizadores, além de uma forte presença de ruídos brancos e de fundo. Essa estética musical tem se tornado cada vez mais popular, especialmente entre estudantes universitários e trabalhadores que procuram uma trilha sonora que possa ajudá-los a se concentrar, relaxar e manter um estado de espírito positivo.


O 'gênero', se assim podemos dizer, atingiu enorme sucesso durante o período pandêmico, em meados de 2020 e de lá pra cá, se tornou cada vez mais comum entre o público jovem. Existem várias razões pelas quais as músicas lo-fi são boas para estudar e se acalmar. Em primeiro lugar, sua batida lenta e repetitiva ajuda a estabelecer um ritmo constante e relaxante, que pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Além disso, a presença de ruídos brancos e de fundo, como chuva, barulhos de cidade ou natureza, ajudam a criar um ambiente sonoro agradável e imersivo, que pode ajudar a isolar o ouvinte do mundo exterior e focar na tarefa em questão.


Outra característica importante é a simplicidade harmônica das músicas lo-fi. Ao contrário de gêneros musicais mais complexos e intensos, como rock ou música clássica, as produções lo-fi geralmente apresentam uma harmonia simples e minimalista, que pode ajudar a manter a mente focada e tranquila. Além disso, muitas vezes apresentam samples de diálogos e trechos de filmes antigos, que podem ser um elemento de interesse adicional e curiosidade para o ouvinte. Essa adição pode ajudar a manter o ouvinte interessado e engajado, além de fornecer uma sensação de nostalgia e familiaridade. É como se o seu cérebro se 'acostumasse' ao ritmo imersivo e por vezes até prazeroso.


Vale destacar ainda que as músicas lo-fi são muitas vezes criadas por produtores independentes, o que significa que são muitas vezes disponíveis gratuitamente na internet. Isso torna fácil para estudantes e trabalhadores encontrar e acessar essas músicas, sem ter que pagar por uma assinatura de streaming ou comprar um álbum.





bottom of page